• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais

 Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

A destinação de parte da restituição do Imposto de Renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais do país, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, além de fomentar atividades culturais, audiovisuais e desportivas.

As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, ou 7%, quando destinado a projetos esportivos. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos). As empresas podem destinar até 1% para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos), 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais ou audiovisuais (cinema).

Como funciona

– Sobre a renda de cada cidadão incide um valor chamado de Imposto Devido.

– Este valor será pago pelo cidadão sob a forma de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) ou após a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

– Cada cidadão pode escolher o destino de 6% do total do Imposto Devido sobre a sua renda.

– Assim, é possível destinar este valor aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos do Idoso.

– É possível fazer isso de duas formas:

1 – Doando um valor ao Fundo de sua preferência e lançando esta doação como uma Dedução no próximo IRPF;

2 – Na própria declaração, de forma rápida e fácil.

No programa Comando Geral desta quinta-feira, Jaime Perin, tesoureiro do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes) e a contadora Solange Daros Deon, explicaram como as pessoas podem fazer para destinar parte de seu imposto de renda para projetos que auxiliam algumas entidades de Vacaria.

Em 2024, seis entidades receberam doações. Elas atuam no atendimento de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. As contempladas foram: AMMA (Associação de Meninos e Meninas Assistidos), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AVAN (Associação Vacariense de Auxílio aos Necessitados), CEAVA (Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria), ONG Passo Amigo e Lar Divina Providência.

Segundo Perin, em Vacaria, há mais de 5 mil pessoas físicas que declaram IR pelo modelo completo, e destas, 440 fizeram destinação de parte do imposto para entidades. Em média, Vacaria registra uma participação de 12 % de contribuintes que colaboram.

Ouça a entrevista clicando abaixo

Digiqole ad

Relacionados

Open chat