Colheita da maçã inicia em fevereiro
O início da colheita da maçã, previsto para o mês que vem, está causando preocupação para os produtores. Segundo o presidente da AGAPOMI (Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã), José Sozo, o clima pode prejudicar a colheita. O excesso das chuvas de setembro, outubro e novembro de 2023, terão como resultado a oscilação dos números de produção de maçã no estado.
Atualmente, Vacaria e São Joaquim SC são os maiores produtores de maçã do país, porém, em números, o estado gaúcho só superou o catarinense duas vezes nos últimos 40 anos.
Quanto ao volume de exportações de maçã, Sozo revela que o número diminuiu.
Nesse período de colheita Vacaria recebe muitos trabalhadores de outras localidades, e atualmente muitos mato grossenses e nordestinos têm prestado serviços na colheita da maçã em Vacaria. O presidente da AGAPOMI disse que no Brasil todo cerca de 2,5 milhões de pessoas atuam na colheita das mais diferentes culturas. A estimativa dos produtores é de que em torno de 12 mil pessoas se desloquem para Vacaria e campos de cima da serra para o processo de colheita, que dura dois meses.
Ouça a entrevista clicando abaixo