• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

CAS Vacaria já atende a 120 portadores de TEA

 CAS Vacaria já atende a 120 portadores de TEA

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

O Programa TEAcolhe tem o objetivo de implementar a Lei Estadual n° 15.322/2019, que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no âmbito do Rio Grande do Sul destinada a garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, visando ao desenvolvimento pessoal, à inclusão social, à cidadania e ao apoio às suas famílias. Sendo construído pelas equipes técnicas das Secretarias de Saúde, Educação e Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social; a sociedade civil, com a participação de pessoas com autismo e suas famílias; TELESSAÚDE; profissionais e instituições de ensino com pesquisas na área.

O Programa TEAcolhe conta com 8 Centros Macrorregionais (CMR), 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e 23 Centros de Atendimento em Saúde (CAS) em funcionamento no Estado. Vacaria possui um Centro de Atendimento em Saúde localizado na rua Dr. Flores, 209 no centro da cidade.

O programa Comando Geral desta quarta-feira recebeu  Marli Marques, coordenadora do CAS Vacaria, a nutricionista  Elisabete Furlaneto e a psicóloga Raquel Donadello. Marli disse que o centro de atendimento em saúde de Vacaria, que iniciou as atividades em dezembro do ano passado, já atende 120 pacientes.

Para a psicóloga Raquel Donadello o estímulo à criança autista é de suma importância para auxiliar no seu desenvolvimento, através de diversas terapias. Ela destacou o trabalho realizado pelo centro.

A nutricionista Elisabete Furlaneto falou sobre a importância da nutrição para os portadores do transtorno do espectro autista, a terapia alimentar.

O CAS tem como objetivo ampliar a oferta de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias, por meio de avaliação e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. O CAS atende os nove municípios da Região da  24ª Coordenadoria de Saúde.

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat