Brasil tem reconhecimento de livre de febre aftosa sem vacinação pela China
Anúncio pode ter impacto positivo para a exportação de proteína animal pelo Rio Grande do Sul. Foto: Joel Vargas/ GVG.
O Brasil obteve o reconhecimento do status sanitário de todo o seu território como livre de febre aftosa pelo governo da República Popular da China. A decisão, anunciada nesta terça-feira (2/6), ocorre após mais de 20 anos de negociação entre os países.
O reconhecimento amplia oportunidades para as exportações de produtos bovinos e suínos oriundos do Brasil no mercado chinês, como miúdos e carne com osso. As exportações do agronegócio brasileiro com destino à China ultrapassaram US$ 50 bilhões em 2025, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, destacou que este é um avanço histórico, resultado de um trabalho técnico, e trará reflexos positivos para a cadeia de proteína animal do Rio Grande do Sul. “O Rio Grande do Sul já possui um rebanho de excelência e elevados padrões sanitários e essa decisão abre novas oportunidades de mercado e agrega valor à produção de carne bovina e suína. É mais um passo para ampliar a competitividade dos nossos produtores e fortalecer a presença dos produtos gaúchos no mercado internacional”, enfatizou.
Madalena também lembrou da missão do governo do Estado na China em novembro de 2023 quando o tema foi discutido no país. Desde 2021 a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) oficializou a concessão do certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação ao estado do Rio Grande do Sul, mas a China ainda não havia dado esse reconhecimento ao Estado.
“Durante a missão à China em 2023, apresentamos os diferenciais sanitários do Estado e defendemos o reconhecimento do nosso status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Esta aprovação, anunciada agora, amplia oportunidades para os produtores gaúchos e comprova que trabalho técnico e boa articulação internacional geram resultados concretos para o Rio Grande do Sul”, destacou o vice-governador Gabriel Souza, que liderou a comitiva gaúcha na ocasião.
O governo federal também esteve em missão presidencial à República Popular da China, em maio de 2025, os dois países assinaram “Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China na Área de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias”. O documento reforçou o diálogo sanitário entre os países e contribuiu para o avanço de tratativas de interesse do setor agrícola brasileiro.
Fonte: Ascom Seapi, com informações Mapa


