Beneficiários dos programas sociais devem manter cadastro atualizado
Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.
No ano de 2025 os programas sociais coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Vacaria impactaram acima de 11 mil pessoas. O CadÚnico é um instrumento do governo federal para identificar as pessoas de baixa renda. Devem estar inscritas nele as famílias que tenham renda mensal de até meio salário-mínimo por integrante.
Ele reúne dados como o endereço, as pessoas que fazem parte da família e a escolaridade de cada uma. Por meio destas informações, é selecionado quem pode receber benefícios de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
A secretária do desenvolvimento social, Marli Madruga, revela que a secretaria tem feito um trabalho junto às famílias beneficiadas para que realizem a atualização do cadastro, tendo, no último final de semana realizado ação específica para a atualização a presença do ônibus do CAD Único e, além disso, presta atendimento entre 8 e 17 horas . Marli informou ainda que a intenção é divulgar esta necessidade de recadastramento, indo aos bairros e fazendo ações comunitárias.
Mais de três mil pessoas recebem o benefício do bolsa família em Vacaria, porém existem diversos outros, como relata a assistente social Priscila Matana.
A atualização precisa ser feita quando, por exemplo, a família mudou de endereço, as crianças mudaram de escola ou se alguém trocou de emprego. Também é preciso atualizar o cadastro se a última atualização ocorreu há mais de dois anos.
É possível verificar se suas informações estão corretas no por meio do aplicativo CadÚnico ou no site cadunico.dataprev.gov.br.
Para atualizar os dados, é necessário que o responsável familiar se dirija a um posto de cadastramento no município, que fica no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e leve documentos de todas as pessoas da família.
Manter o CadÚnico atualizado é essencial para a concessão do Bolsa Família e de outros benefícios sociais do governo federal. Por isso, fique atento para não se esquecer de realizar o procedimento quando for necessário.
Ouça a entrevista clicando abaixo

