Autodefensora Estadual da Apae pretende trabalhar cada vez mais pela inclusão
A auto defensoria é um programa das Apaes que visa dar aos alunos espaço para apresentar sugestões e ideias com o objetivo de garantir e ampliar seus direitos. O auto defensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da Apae em que está inserido perante a diretoria e também é o porta voz de seus companheiros diante da sociedade. Os autodefensores têm assento e voz em todas as assembleias e reuniões da diretoria de cada Apae e os representantes estaduais, eleitos em congressos que reúnem usuários de todo o Estado, participam da diretoria da Federação. Além disso, a presença deles é garantida em todos os eventos.
O Programa Comando Geral desta quarta-feira recebeu a autodefensora estadual da Apae, Maiara de Souza Santa Catarina e a psicóloga Chaiane Stancki.
Maiara disse que o fato de ter sido eleita autodefensora é gratificante e através da função pretende dar voz aos usuários da instituição, trabalhando cada vez mais pela inclusão das pessoas com deficiência.
O resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa de Autodefensoria pode ser verificado a partir da ampliação do protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e múltipla dentro do movimento apaeano. Esse exercício de cidadania, seja na família, na comunidade ou na própria instituição, é estimulado dentro do programa de autodefensoria.
A psicóloga Chaiane Stancky diz que as APAES são as instituições que lutam para que os preconceitos contra as pessoas com deficiência sejam combatido. “Trabalhamos muito na questão das habilidades das pessoas, para incluí-las cada vez mais na sociedade”- afirmou.
Ouça a entrevista completa clicando abaixo