Aulas na rede municipal de ensino iniciam nesta sexta-feira
Foto: Divulgação- Radio Esmeralda.
Nesta sexta-feira, dia 20, inicia o ano letivo na Rede Municipal de Ensino . No total, são mais de 7.200 crianças inscritas, nas Escolas do Perímetro Urbano e também do Meio Rural. Acima de 900 crianças estão nas creches, berçário e no maternal. Mais de 1.200 estudantes estão no Meio Rural, sendo que acima de 900 frequentam as Escolas na cidade, e 141 são das Escolas da Rede Estadual, transportados pelo município.
Nesse período de recesso, as escolas passaram por melhorias em suas estruturas e todas as equipes de trabalho, professores funcionários receberam formação, para cumprir com os objetivos de qualificar o ensino do município.
Segundo a secretária municipal de educação, Adriana Ferreira Boeira, desde 04 de fevereiro, as turmas de berçário e maternal já estão em atividade. A secretaria realizou reuniões com os professores visando o planejamento das ações para o novo ano, construindo uma proposta pedagógica em rede. ‘O trabalho está intenso desde o inicio do mês, para preparar todos os profissionais envolvidos’ – disse.
Reformas e ampliações nas escolas
Adriana destacou que na secretaria existe uma equipe responsável pela manutenção, reforma e construção das novas estruturas físicas das escolas municipais. A secretária afirmou que, por exemplo, na escola Ceny Paim Mezari, que está em obras, ainda não há previsão de liberação para uso, já que devido aos prazos legais aconteceu um atraso na obra. Quanto às obras da escola do bairro Gloria, que estava prevista para ser inaugurada já nesta sexta-feira, Adriana informou que isso não será possível, uma vez que a empresa responsável ainda não entregou a obra finalizada ao município. Ela também disse que há detalhes com relação ao mobiliário da escola, que ainda não está pronto, mas que pretende entregar o espaço a comunidade ainda no mês de março.
Quanto à questão das matriculas nesta escola que ainda não esta funcionando, ela pediu paciência a comunidade e orientou que os pais matriculem os alunos em outras escolas, a fim de que não fiquem esperando pela abertura do espaço, já que o ano letivo inicia neste dia 20. Segundo a secretaria, ainda há muitos pais que não efetuaram a rematricula, e ela solicitou que isso seja feito o mais breve possível.
Uniformes escolares
Adriana Boeira comentou que os uniformes que serão disponibilizados pelo município vão sofrer atraso na entrega devido aos prazos licitatórios. ‘ Peço um pouco de paciência, pois os uniformes vão chegar, inclusive peças de inverno. A etapa de análise dos materiais está acontecendo, porem há empresas que não entregaram os materiais conforme esperávamos, por isso esta acontecendo um atraso na entrega das pecas’ – afirmou.
Ela disse dentro de 45 a 60 dias os alunos receberão os uniformes.
Tecnologia em sala de aula
O município adquiriu 403 notebooks que serão utilizados de forma integrada ao sistema de ensino Aprende Brasil, que já esta sendo utilizado nas escolas municipais desde 2024. Adriana disse que os equipamentos vão auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, e funcionarão de forma integrada a plataforma de ensino.
Ouça a entrevista

