• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Artesãos comemoram seu dia

 Artesãos comemoram seu dia

 

Para valorizar e promover a produção artesanal no RS, a FGTAS abriu Casas do Artesão, em várias cidades gaúchas.

Por meio das Casas, a FGTAS desenvolve o Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) que hoje conta com 70 mil artesãos cadastrados e habilitados profissionalmente a expor e comercializar seus produtos em todo o território nacional.

As Casas oferecem ainda os serviços de exposição e comercialização de artesanato, confecção e renovação da Carteira do Artesão, teste de habilidade para quem quer se tornar artesão profissional e oficinas de artesanato.

Casa do Artesão em Vacaria existe há 22 anos, portanto desde o ano de 2002, quando o então governador, Olívio Dutra convidou a senhora Leonora Dondé da Silva, coordenadora, para ir à Porto Alegre, “receber um presente”, como ela mesma disse em entrevista à Rádio Esmeralda nesta terça-feira, dia 19, dia do artesão.

Para comemorar a data, foi realizada uma confraternização com as Associadas e convidados. A sede da entidade continua sendo na esquina das Ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos. Com a mudança do Sine para a Rua Dr. Flores, a Casa do Artesão pôde ampliar o seu espaço e ocupar toda a área.

Hoje participam 20 artesãos que confeccionam diversos trabalhos em frivoletê, macramê, crochê, entre outros, além de produtos que destacam Vacaria.

Leonora Dondé disse que era um sonho ver a Casa do Artesão funcionando num espaço bem maior, o que acabou acontecendo com a mudança do Sine no final do ano de 2023.

Digiqole ad

Relacionados

Open chat