• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

APAE realiza palestra para qualificar seus profissionais

 APAE realiza palestra para qualificar seus profissionais

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

Integrando a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da APAE de Vacaria iniciada na última  quinta-feira, dia 21, a entidade realizou na segunda-feira,25, uma palestra de capacitação para os funcionários ministrada por Vanessa Freitas Nascimento, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Inclusão e Diversidade, que trabalha na rede privada, realizando o atendimento de estudantes com Deficiência, TEA e AH/SD e também ministra aulas em cursos de Pós-Graduação e palestras, além de ser portadora do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Em entrevista à Rádio Esmeralda, ela lembrou que “a questão da pessoa com deficiência deve ser lembrada não apenas em uma semana, mas sim em todo o ano. O estatuto da pessoa com deficiência, a lei brasileira da inclusão engloba não somente as pessoas autistas, mas para todos os tipos de deficiência , e ela é pensada para todos”. Segundo Vanessa é muito importante qualificar o processo de ensino aprendizagem dos profissionais que atendem nas escolas especiais.

A especialista em educação inclusiva explicou que, por exemplo, quando uma escola possui alunos com diagnóstico TEA, esta precisa fazer um trabalho que é coletivo pró-conscientização. “É uma ação da escola toda. O estudante não é de uma turma, mas sim, daquela instituição de ensino. Por isso além desta inclusão, na sequência deve se pensar em um plano educacional, contemplando todas as formas pedagógicas disponíveis dentro de um espaço escolar, para sermos mais assertivos com relação ao aluno autista”, complementa Vanessa Freitas Nascimento.

Comentando sobre sua situação dos portadores de TEA disse que dentro da sala de aula todos são alunos, independentemente de suas patologias . “Vamos olhar o estudante como estudante, como ser humano” – afirmou. A profissional ressaltou a importância de existirem profissionais qualificados no atendimento dos alunos portadores de necessidades especiais e afirmou que enfrentou e enfrenta até hoje Bullying por conta de sua condição, mas reforçou que as pessoas consideradas especiais precisam conhecer e buscar seus direitos, para cada vez mais conquistar o seu espaço na sociedade.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da APAE  vai até dia 28 de agosto, quando um baile de máscaras  no ginásio da entidade vai encerrar a programação do evento. O tema deste ano é “Lei Brasileira da Inclusão”. “Acessibilidade é abrir portas, Incluir é manter portas abertas”.

Ouça a entrevista

Digiqole ad

Relacionados

Open chat