• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Agronegócio responde por 27% da população ocupada no país

 Agronegócio responde por 27% da população ocupada no país

Aumento da população ocupada do agronegócio foi puxado por empregados com carteira assinada e por mulheres. Foto: Fernando Kluwe Dias

O mercado de trabalho no agronegócio no primeiro trimestre deste ano contabilizou 28,1 milhões de pessoas ocupadas, maior número para o período da série histórica iniciada em 2012. A participação do setor no total de ocupações do Brasil alcançou 27%, igualando-se à de 2020 e sendo a menor do período histórico. No período, a população ocupada no setor cresceu 0,9% frente ao mesmo período de 2022, o equivalente a 237 mil pessoas. As informações constam de boletim com nova metodologia aplicada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em relação ao perfil da mão de obra, na comparação entre trimestres iguais, o Cepea observou que o aumento da população ocupada do agronegócio foi puxado por empregados com carteira assinada e por mulheres. Outro ponto é a contínua tendência de trabalhadores com maior nível de instrução. O estudo mostra que, no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado, os rendimentos mensais dos empregados assalariados cresceram em todos os segmentos do agronegócio, com destaques para insumos e primário agrícola. O avanço dos salários no setor (5,9%) foi pouco acima do observado na média do país (5,4%), indicando ser uma tendência geral do mercado de trabalho.

O Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro é uma publicação trimestral elaborada pelo Cepea que passou a contar este ano com parceria da Confederação da CNA. O levantamento aborda aspectos da conjuntura e da estrutura do mercado de trabalho do agro, entendido como a soma dos segmentos de insumos, produção primária, agroindústria (processamento) e agrosserviços.

Antes da mudança, o Cepea estimava o número de trabalhadores no agronegócio em 19 milhões de pessoas em 2022. Com a nova metodologia, aumentou para 28 milhões de pessoas, fazendo crescer também a participação no total do Brasil, de 19,3% para 27%. A principal alteração foi de caráter conceitual em relação ao que se entende por “pessoa ocupada”. Neste último caso, o Cepea/CNA passa a contemplar trabalhadores que atuam produzindo somente (ou exclusivamente) para o próprio consumo. Apenas por meio dessa mudança conceitual, aproximadamente 4,7 milhões de trabalhadores adicionais passaram a ser contabilizados no agronegócio ao ano.

Fonte: Correio do Povo

Digiqole ad

Relacionados

Open chat