Abuso sexual de crianças e adolescentes: um crime silencioso

Abuso sexual de crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira, dia 26 foi a vez do Conselho Tutelar de Vacaria falar sobre o assunto no programa Comando Geral. O coordenador, Eliandro Bonesi e a conselheira, irmã Edna Rodrigues, mais a escrivã da polícia civil, Maria Helena Beneton expuseram a situação vivida no município.
Eleandro Bonesi atribui o aumento do número de casos, à rede de informação que existe e também porque as pessoas estão denunciando mais através dos canais disponíveis. Ele afirma que o abuso sexual é um crime silencioso e as vítimas tem medo de relatar o fato. Porém elas estão conseguindo falar para outras pessoas, um amigo, para a professora, ou enfim, falam para alguém que confiam.
Maria Helena Beneton, escrivã que trabalha há 42 anos nesses casos, disse que é impossível não se emocionar com as diversas situações com que se depara no dia a dia. Ela trabalha com a escuta especializada da criança e adolescente, vítimas do abuso. O abusador, afirma ela é quase sempre alguém muito próximo da família, o pai, avô, tio ou padrasto.
A conselheira, irmã Edna Rodrigues reforça que as denúncias podem ser feitas de forma segura, através do disque 100. A pessoa não vai se identificar e o caso chega até os órgãos competentes que defendem a criança e o adolescente.
Ouça a entrevista
