A importância do consumo de água no verão
Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.
Nessa época do ano a água assume um papel ainda mais importante no nosso dia a dia. Se no inverno muitas vezes nos esquecemos de tomá-la, com as altas temperaturas, sempre lembramos de manter uma garrafinha de água por perto e uma jarra esfriando na geladeira.
A água ocupa em média metade no nosso corpo e é fundamental em muitos processos do organismo, agindo em diversas reações químicas e metabólicas. Além disso, ela ainda atua no equilíbrio de temperatura do corpo, sendo essencial nos dias mais quentes.
O programa Comando Geral recebeu a nutricionista Mauren Minuzzo, que falou sobre a importância e os benefícios do consumo da água para o corpo humano. Segundo ela, o ideal é que o indivíduo consuma pelo menos dois litros de água por dia.
A falta dela causa desidratação e pode provocar fraqueza, dor de cabeça, tontura e, em casos extremos, ser fatal. Também participou do programa o paciente Ronaldo Pimentel, que relatou sua experiência com o processo de emagrecimento pelo qual passou. Ele disse que foi preciso muita força de vontade e apoio da família para que chegasse no seu objetivo e que, ainda hoje, se mantém firme na realização de exercícios físicos e principalmente está atento ao consumo de água.
Benefícios do consumo de água
Melhora o raciocínio
O funcionamento dos neurônios também depende da água. Ela ajuda na conexão entre eles e na transmissão dos impulsos responsáveis por todas funções que executamos, desde o pensamento até a habilidade de andar. Se o abastecimento ficar comprometido, seu raciocínio pode sentir as consequências.
Previne cálculos renais
Se você bebe pouca água, produz uma urina mais concentrada, facilitando a formação dos cristais que originam as pedras. A água é essencial para aumentar a fluidez do líquido que passa pelos rins, diminuindo a chance de desenvolver os cálculos. Quem já teve uma ocorrência de pedra, deve consumir 3 litros de água e beber quantidades constantes durante todo o dia e até à noite.
O intestino precisa da água para funcionar. Ela é responsável por melhorar a consistência do bolo fecal e por estimular os movimentos peristálticos, facilitando a eliminação das fezes. Por isso, beber a quantidade ideal de água é fundamental para prevenção da prisão de ventre.
Ajuda na musculatura
O músculo também contém grandes quantidades de água e seu mecanismo de contração e relaxamento depende do líquido. Quando você está desidratado, perde força e resistência muscular. Sendo assim, ela é fundamental para quem malha buscando hipertrofia. Sem a quantidade correta de água, os exercícios vão ficar mais difíceis e os resultados mais lentos.
Outras formas de hidratação
Com certeza você já tem bons motivos para encher a garrafinha, mas sabia que ainda existem outros alimentos que ajudam na hidratação do corpo? Conheça alguns:
Melancia
Essa fruta é composta por 90% de água, por isso é considerada diurética e ajuda na hidratação. Além disso, ela é pouco calórica e contém licopeno, substância com ação antioxidante e que previne o câncer. As frutas no geral têm muita água, portanto, o seu consumo é sempre positivo para hidratar o corpo.
Água de coco
No suor e na urina, perdemos também sais minerais, substâncias que atuam em diversos processos, como por exemplo na constituição de tecidos, ossos e dentes. A água de coco ajuda a repor os sais perdidos, pois contém potássio, sódio, cálcio, vitamina C e magnésio. Por esse motivo, é considerado um isotônico natural e faz muito bem para a saúde.
Sucos e chás
Os chás e os sucos também são excelentes alternativas de hidratação. Principalmente porque são saborosos e funcionam como um complemento para quem não bebe muita água. Além disso, os sucos ganham um bônus por oferecerem nutrientes ao organismo. Adicione folhas de couve, agrião, hortelã e tenha uma bebida ainda mais refrescante e nutritiva.
Vale reforçar que apesar de auxiliarem na hidratação, esses alimentos não substituem o consumo de água.
E você, tomou quantos copos de água hoje?
Ouça a entrevista clicando abaixo

