• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

1º de Junho: Dia Nacional da Imprensa

 1º de Junho: Dia Nacional da Imprensa

Reprodução de página do Jornal Correio Braziliense, de 1808. Foto: Pinterest/Internet

Em 1º de junho de 1808, começou a circular no Brasil a primeira publicação do periódico Correio Brazilienze, também chamado de Armazém Literário. Ele foi criado pelo jornalista Hipólito José da Costa. Apesar de ser impresso mensalmente em Londres, não em solo brasileiro, foi o primeiro jornal a exercer, de fato, uma atividade jornalística e formar opinião pública no Brasil. Por isso, comemora-se nesse dia, desde 1999, o Dia Nacional da Imprensa.

O Correio Brazilienze tinha forte tom de crítica ao governo da época, liderado pelo imperador português D. João. Era favorável aos princípios liberais, ao fim do trabalho escravo, defendia reformas e prezava pela liberdade de opinião. O jornal foi proibido em 1809, mas continuou circulando entre brasileiros e portugueses de maneira clandestina.

A imprensa é fundamental na sociedade, sendo por meio dela transmitida as principais informações e notícias do mundo todo. Os meios de comunicação como internet, televisão, rádio, jornais e revistas são exemplos de representação da imprensa. Esses meios devem ser pautados pela ética, verdade, imparcialidade e fatos bem fundamentados.

A liberdade de imprensa deve existir em todas as nações democráticas. Ela tem um papel muito importante, e muitas vezes, acaba não apenas informando, mas também, denunciando, transformando e revolucionando. Alguns exemplos de denúncias ocorridas nos últimos anos, podemos citar casos de corrupção, estelionato, peculato, associação criminosa, tráfico de influência, entre outros.

A imprensa possui extrema influência sobre o público, por isso, também é conhecida como o “quarto poder”, que faz uma referência aos três poderes formais: executivolegislativo e judiciário. Na época da Ditadura Militar por exemplo, sofria constante censura, ainda assim, podemos ver casos atuais da própria democracia o reflexo da autocensura. Neste caso de autocensura, podemos citar jornais impressos que não publicam determinadas notícias para não prejudicar grupo econômico ou político que se voltaria contra o periódico.

Fonte: Info Escola

Imagem: Pinterest/Internet

Digiqole ad

Relacionados

Open chat