• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

10 de Maio: Dia D de vacinação contra a influenza

 10 de Maio: Dia D de vacinação contra a influenza

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.

A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Estabelecido em 1973, o PNI desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira. Por meio do programa, o governo federal disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS 47 imunobiológicos: 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. Essas vacinas incluem tanto as presentes no calendário nacional de vacinação quanto as indicadas para grupos em condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou indivíduos em tratamento de algumas doenças (câncer, insuficiência renal, entre outras), aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), e inclui também as vacinas COVID-19 e outras administradas em situações específicas.

A prefeitura de Vacaria através da Secretaria Municipal da Saúde realiza no próximo sábado, 10 de maio, o dia D de vacinação contra o vírus Influenza. O público alvo será crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e demais grupos prioritários. Esta é uma ação desenvolvida entre a secretaria da saúde e educação, visando ampliar a cobertura vacinal no município.

A enfermeira ESF Rosana Nery participou do programa Fala Cidade desta segunda-feira e detalhou sobre a ação do sábado.  Segundo ela, cada unidade básica de saúde esta realizando o monitoramento da vacinação entre os alunos através da avaliação das carteirinhas de vacina das crianças matriculadas e em caso de atraso vacinal a unidade de saúde e a escola irão articular a melhor forma de vacinação. Nesta ação o alvo serão as crianças e adolescentes menores de 15 anos, matriculados na rede de educação infantil, ensino fundamental e médio.

Segundo a enfermeira, o percentual de imunização em Vacaria está baixo, com cerca de 14% de cobertura, ou seja, de 18.000, pouco mais de 3.000 do grupo prioritário se vacinaram.

Outra estratégia de vacinação é o resgate de não vacinados com a vacina HPV, de adolescentes de 15 a 19 anos que já está sendo divulgada a nível nacional e iniciará nos próximos dias.

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat