Tolerância e sabedoria
Quantas vezes somos tentados a defender nossos pontos de vista numa discussão acalorada em que, tendo certeza das nossas convicções, nos aborrecemos e até corremos o risco de perder boas amizades!?
No entanto, tais situações são propícias ao aprimoramento e prática da nossa sabedoria. Esperemos o momento certo de falar não nos manifestando verbalmente no primeiro impulso. A troca de ofensas, normalmente não traz com ela qualquer solução. Quem se exalta, demonstra despreparo e ausência de autocontrole.
Então, nestes casos, utilizemos o bom senso e silenciemos. Nos isolemos da faixa vibratória negativa que a palavra insensata estabelece em todas essas ocasiões. Não aceitemos o convite da provocação tão comum por parte da ignorância.
Tenhamos como exemplos a sabedoria da Natureza: quando no horizonte estronda ferozmente a tempestade, toda ela se emudece, e o que acontece? Logo após vem a bonança e, quase sempre, coroada com um belo Arco-íris.
Portanto, já sabemos que a gritaria e a intolerância inviabiliza o diálogo e, sem diálogo não há proveito em qualquer conversa. Em determinadas circunstâncias, somente o silêncio consegue falar mais alto e ser mais convincente.
A partir desta quarta-feira, iniciemos um esforço ainda maior para exercitar cada dia mais a nossa tolerância, pois, a intensidade da cólera é diretamente proporcional à perda da razão e ao empobrecimento dos nossos argumentos. Sabedoria é a chave!