Guarde suas metas para si mesmo
Em uma palestra em julho de 2010, Derek Sivers diz que logo que traçamos um novo plano de vida, nosso primeiro instinto é contar a alguém, mas Derek afirma que é melhor guardar segredo sobre as metas.
Ele apresenta pesquisas realizadas desde a década de 1920 mostrando porque as pessoas que falam sobre suas ambições podem ter menor probabilidade de realizá-las.
Todos vocês, por favor, pensem nos seus maiores objetivos pessoais.
De verdade, levem um segundo.
Vocês precisam sentir isso para aprender. Levem Alguns segundos e pensem no seu maior objetivo pessoal.
Imaginem que estão decidindo agora mesmo que vocês vão realizar isso. Imaginem que vocês contarão a alguém hoje o que farão.
Imaginem o elogio deles e a boa impressão que terão de vocês. Não é agradável falar disso em voz alta?
Pois bem, uma má notícia: vocês deveriam ter ficado de boca fechada, porque aquele sentimento agradável, o torna menos propício a alcançar seus objetivos.
Repetidamente, testes psicológicos provaram que contar a alguém a sua meta faz que a realização dela se torne menos provável. Sempre que vocês tem uma ETA, existem alguns passos que precisam ser tomados, alguns trabalhos que precisam ser feitos no sentido de realizá-la.
Idealmente, vocês não deveriam sentir-se satisfeitos enquanto não tivessem feito o trabalho. Mas quando vocês contam a alguém a meta de vocês, e eles reconhecem isso, os psicólogos descobriram que isso se chama uma realidade social. É como se a mente fosse iludida a sentir que ela já está feita. E então, como vocês sentiram essa satisfação , vocês ficam menos motivados a fazer o trabalho duro que é realmente necessário.
Assim, isso contradiz a sabedoria convencional de que deveríamos contar nossas metas a nossos amigos, certo? ? então vamos guardar isso conosco, isso mesmo.
Foram feitos testes com 163 pessoas de forma separada de quatro formas. Metade deles anunciaram seus compromissos com as metas à sala e metade não anunciou.
Então eles tiveram 45 minutos para fazer um trabalho que os levaria diretamente à realização das metas deles, mas disseram a eles que poderiam parar a qualquer momento.
Pois bem, aqueles que ficaram com as bocas fechadas trabalharam todos os 45 minutos, em média, e quando perguntaram a eles depois, disseram que sentiam um longo caminho a percorrer até atingirem as metas deles.
Mas aqueles que tinham anunciado largaram depois de apenas 33 minutos, na média e quando perguntaram a eles depois, disseram que se sentiam bem mais próximo de atingiram suas metas.
Então se isso for verdade, o que podemos fazer? Bem, a gente poderia resistir a tentação de anunciarmos nossas metas.
A gente pode retardar a gratificação que que o reconhecimento social proporciona.
E podemos entender que nossas metas confundem o falar com o fazer.
Portanto, na próxima vez que vocês ficarem tentados em contar suas metas a alguém, o que vocês vão dizer? Exatamente. Não dirão nada. Certo?
Fonte: Desconhecida