Escutar o Próximo
Alguma vez em sua vida você já tentou conversar com alguém, desabafar sobre alguma coisa, e sentiu que essa pessoa não estava interessada em te ouvir? Você falou, contou sobre seus problemas, ou talvez até sobre suas conquistas, mas a resposta do outro não foi a esperada. O assunto logo se desviou, sem que você pudesse contar ao menos a metade do que queria.
Alguma vez em sua vida você já teve a sensação de que uma pessoa tinha muita necessidade de falar sobre si, que gostava de contar sobre o que acontecia em sua própria vida, mas que não se interessava em ouvir o que você dizia? Essa pessoa gostava de relatar tudo, contar cada detalhe de seu dia, mas nunca perguntava sobre o seu… Talvez às vezes ela perguntasse, mas você sentia como se ela, verdadeiramente, não se interessasse, como se estivesse perguntando por obrigação. E então, quando você começava a relatar algo, a conversa não era duradoura, ou até, na maioria das vezes, voltava a ser sobre ela.
A triste verdade é que, hoje em dia, as pessoas PRECISAM falar de si, mas não querem escutar o próximo. Mal sabem elas que, para poderem falar de si, precisam de alguém que as escute. Agora, pense um pouco: Será que alguma vez na sua vida você já foi essa pessoa que só quer falar incansavelmente, mas não se interessa em ouvir o próximo? Se a resposta for sim, não se culpe, apenas reflita sobre suas atitudes.
Assim como você quer falar, a pessoa em sua frente também pode precisar ser ouvida. Você não precisa dar conselhos ou opinião se não quiser… Às vezes, tudo o que essa pessoa precisa, é de alguém que a escute. Por isso, ouça o próximo, se mostre presente. Lembre-se que, assim como você, ele também precisa ser escutado.
Milena da Mota Paim