Atenção com o nosso próximo
A única certeza que hoje temos é a de que estamos vivos neste momento. Podemos fazer projetos e sonharmos sobre a semana que vem, sobre o ano que vem, mas não existem garantias de que lá estaremos para vivermos outra realidade.
Então, o importante é que cuidemos de nós mesmos e de nossos semelhantes neste instante. A nossa realidade é aqui e agora. Nos perguntemos se já expressamos amor para com as pessoas que amamos no dia de hoje.
Uma simples e singela manifestação de carinho, gera um impacto positivo sobre a qualidade do dia, tanto para quem doa quanto para quem recebe palavras de atenção, que inspiram cuidado e zelo entre as pessoas que amamos.
Já nos perguntamos se alguém próximo de nós, precisou ou precisa da nossa atenção, de um incentivo ou de um mero reconhecimento? É preciso nos habituarmos, vez ou outra, sairmos do cubículo de nós mesmos se quisermos descobrir as dádivas de uma sadia convivência coletiva ao nosso alcance.
Não é por coincidência que somos atraídos por determinadas pessoas ou escolhemos determinados grupos com os quais nos identificamos nos valores e atitudes. Milton Mayeroff escreveu: “No querer bem, o processo é mais importante que o produto, pois é somente no presente que posso cuidar do meu próximo”.
Meditemos um pouquinho sobre a importância da nossa presença na vida das pessoas que amamos, na certeza de que podemos e devemos ser partícipes da contínua evolução espiritual de cada uma delas.