Projeto “OAB Vai à Escola” pretende ampliar parcerias no segundo semestre

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.
O projeto “OAB Vai à Escola” é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que visa levar informações sobre cidadania, direitos e deveres a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. O projeto busca promover a inclusão social e a conscientização sobre temas relevantes para a formação cidadã dos jovens.
Profissionais da OAB, como advogados e membros de comissões, realizam palestras e atividades práticas nas escolas. Os temas abordados são adaptados para cada faixa etária e nível de ensino. O projeto está ativo em Vacaria, com o objetivo de levar educação preventiva e conscientização sobre segurança digital para crianças e adolescentes. A iniciativa, liderada pela Comissão da OAB local, já passou por diversas escolas municipais, como o Colégio Pedro Álvares Cabral e o Colégio Cecy Sá Brito. Em entrevista à Rádio Esmeralda, os advogados Clóvis Rodrigues da Silva e Venceslau Rocha, coordenadores da iniciativa, disseram que a cada palestra, os adolescentes tiram suas dúvidas e aprendem mais sobre questões que infelizmente fazem parte do dia dia das escolas, como o bullyng e o cyberbullyng.
De forma acessível e interativa, Clóvis apresenta conceitos jurídicos que fazem parte do cotidiano dos jovens, explicando as consequências legais de determinadas condutas e incentivando o respeito mútuo, o diálogo e a empatia. O projeto também busca aproximar a OAB das escolas, contribuindo para a formação de uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos desde a infância e adolescência.
Segundo a direção da OAB local, o projeto deve ter continuidade para o segundo semestre deste ano, com ampliação das escolas atendidas e fortalecimento de parcerias.
Ouça a entrevista clicando abaixo
