Defasagem de bombeiros é grande no Rio Grande do Sul

A FUNDATEC e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul abriram nesta segunda-feira, dia 24, inscrições para o Concurso Público para ingresso na carreira de Militar Estadual, na graduação de Soldado Bombeiro Militar Primeira Classe, do Corpo de Bombeiros Militar se estendendo até o dia 24 de abril. A prova escrita deve ser realizada no mes de junho.
O Concurso Público se destina ao provimento, no Corpo de Bombeiros Militar, de 400 (quatrocentas) vagas de Soldado Bombeiro Militar Primeira Classe (Carreira de Nível Médio), divididas em vagas de Ampla Concorrência e vagas reservadas conforme previsto no Decreto Estadual nº 56.229, de 07 de dezembro de 2021. O vencimento no cargo de Soldado Bombeiro Militar Primeira Classe equivale ao valor de R$ 5.944,85 (cinco mil, novecentos e quarenta e quatro reais e oitenta e cinco centavos), e demais vantagens, com jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, exceto no período em que estiver no Curso Básico de Formação Bombeiro Militar, no qual a jornada será de acordo com o Currículo de Ensino e Regimento Interno das Escolas.
Entre os requisitos básicos para se inscrever, o candidato deverá ter nacionalidade brasileira; idade máxima de 25 (vinte e cinco) anos de idade, no período das inscrições para o concurso, possuir, até a data da inclusão, Ensino Médio (2º Grau) completo ou equivalente, entre outros, conforme edital.
Valor da taxa de inscrição de Nível Médio Completo: R$ 118,79 (cento e dezoito reais e setenta e nove centavos). As inscrições vão até o dia 24 de abril.
O Capitão Patrick Dipp da Silva, Comandante da 1ª Companhia de Bombeiro Militar que abrange os Pelotões de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria, disse que a expectativa é que após todas as etapas do concurso e a realização do curso de formação, os aprovados sejam chamados provavelmente após o segundo semestre de 2026. Patrick admitiu que há uma defasagem de bombeiros militares e que o concurso vai suprir um pouco a deficiência desses profissionais.
Ouça a entrevista
