• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

O Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano. De acordo com o IBGE, somos 110 milhões de pessoas negras no país. Porém pouco sabemos sobre a história negra no país de contribuição e formação da sociedade brasileira.

As celebrações referentes a Consciência Negra surgiram nas lutas dos movimentos sociais contra o racismo na metade da década de 70. Oliveira Silveira foi um intelectual e ativista do Rio Grande do Sul, que pesquisou sobre a história do negro no Brasil e identificou que a data da morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, tinha requisitos que apresentavam orgulho para a população negra.

Junto com outros ativistas, mobilizaram o movimento negro e sugeriram esse dia como dia Nacional da Consciência Negra. Em 1971, foi proposto que nessa data fosse comemorado o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país.

O dia 20 de novembro se torna um dia para homenagear o líder na época dos quilombos. Fortalecendo mitos e referências históricas da cultura e trajetórias negra no Brasil e também trazer referências para lideranças atuais. Surge como uma iniciativa de gerar reflexão para as questões raciais no Brasil.

Em 2003, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar com a lei 10639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira nas escolas.

Para lembrar a importância histórica da data, o programa Comando Geral desta quarta-feira, 20, recebeu Silvia Rodrigues, assessora de imprensa do projeto “Lapidando Cidadãos” e a professora Cassandra Vanin, que comentaram sobre o tema e trouxeram um pouco mais sobre as dificuldades enfrentadas pelos negros na sociedade.

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat