Liga Feminina de Combate ao Câncer intensifica ações de prevenção no Outubro Rosa
Em novembro de 2018 foi sancionada no Brasil a Lei nº 13.733, determinando que durante o mês de outubro, anualmente, sejam realizadas atividades para a conscientização sobre o câncer de mama, fortalecendo a campanha ‘Outubro Rosa’, movimento internacional para a detecção precoce do câncer de mama, criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida todos os anos.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
As celebrações pretendem, além de informar, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com taxas maiores em países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Este tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortes por câncer entre mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
E as atividades do Outubro Rosa em Vacaria iniciaram na terça-feira, 01 de Outubro.
A programação se estende ate o dia 31 de outubro, com diversas atividades promovidas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria. A entidade desenvolverá um projeto que vai até as escolas, universidades, empresas e unidades de saúde. A ação será dias 10, 11 e 16 deste mês.
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer Maria Doralice Maciel Gil revela que a campanha deste Outubro Rosa escolheu a ave pavão com símbolo, sendo uma demonstração de renovação. Ela detalha a programação e explica que neste mês o foco principal e a questão da prevenção ao câncer de mama.
Escute a entrevista clicando abaixo