• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Desastres naturais: saiba mais sobre como acionar seguro nesses casos

 Desastres naturais: saiba mais sobre como acionar seguro nesses casos

Foto: Divulgação/Radio Esmeralda.

A tragédia climática no Rio Grande do Sul tem impactado diversos moradores do estado que perderam suas casas por conta das enchentes. Quem sofrer de danos dessa natureza deve conferir a teoria da “falta de serviço” ou, caso haja contratação de cobertura compreensiva, é necessário entrar em contato com a seguradora dos bens (como de imóveis e veículos). Tudo dependerá do contrato do seguro, ou seja, o que a pessoa decidiu incluir ao contratar uma apólice para seu carro ou sua residência. Por isso, é importante ter cuidado e atentar aos detalhes das cláusulas.

É possível que o seguro cubra qualquer tipo de dano, desde que tenha uma cobertura ampla. Também é fundamental que a pessoa evite atitudes que podem ocasionar a perda da cobertura, como ligar o motor do carro em um alagamento ou deixar as janelas da casa aberta.

No caso dos automóveis, a cobertura mais básica costuma envolver somente danos quando há incêndio ou roubo. No entanto, é possível incluir outros tipos de eventos, como enchentes e batidas, mas a anuidade paga à seguradora aumenta conforme os riscos de esses eventos ocorrerem e o valor do carro. Danos ocasionados por enchentes, inundações, queda de barreiras, muros ou árvores são alguns dos casos que passam a ser obrigatórios em contratos que abrangem enchentes, independentemente das situações em que acontecerem.

Para trazer mais informações sobre o tema, o advogado Fernando Osório foi o convidado do programa Comando Geral desta sexta-feira. Segundo o profissional, a tragédia que assola o Rio Grande do Sul terá grande impacto no mercado de seguros, pois boa parte das moradias possui apólice. “As seguradoras possuem suporte financeiro para atender os contratantes, e tem obrigação legal de cumprir”- disse.

Em alguns casos, além de danos materiais, as vítimas também podem pedir indenização por danos morais. Nesses casos, não existe valor estipulado.

Na questão habitacional, todo o consumidor que tenha um imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação obrigatoriamente terá um seguro habitacional contratado. Neste caso, há o direito à cobertura ao segurado, que precisa acionar o banco que concedeu o crédito da casa própria.

Quanto às medidas anunciadas pelo governo federal, como o saque calamidade do FGTS, Fernando disse que os trabalhadores do município de Vacaria não tem possibilidade de entrar nesse beneficio, pois é necessário que a cidade tenha decretado situação de calamidade ou emergência.

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat