• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Preconceito afeta pacientes com transtornos mentais

 Preconceito afeta pacientes com transtornos mentais

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

Uma mulher levou o tio até uma agência bancária com um objetivo: pedir um empréstimo no nome dele. Só que um detalhe importante, o tio estava morto – ela levou um cadáver em uma cadeira de rodas até o banco. Até onde uma pessoa é capaz de chegar para cometer um crime tão atípico como esse?

O médico clínico Leonel Della Giustina Caon(foto) revela que em casos como este não é possível dar um diagnóstico definido sem que se tenha um contato com a pessoa. Porém, analisando a situação de Érica de Souza Nunes, que levou o suposto cadáver ao banco,  verifica-se um transtorno psicótico, onde a pessoa não tem capacidade de reconhecer entre ficção e realidade.

Leonel revela que o preconceito pode até impedir a pessoa de procurar ajuda.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, em todo o mundo há mais de 1 bilhão de pessoas afetadas por transtornos psicológicos.

Entre as principais doenças elencadas estão a depressão, com cerca de 300 milhões de pacientes; transtorno afetivo bipolar com 60 milhões de pessoas; demência que acomete em torno de 50 milhões e esquizofrenia afeta 23 milhões de pessoas.

A organização aponta ainda que cerca de 800 mil pessoas por ano cometem suicídio, 1 a cada 40 segundos.

Confira a entrevista clicando abaixo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat