Parkinson: saiba mais sobre a doença
A Doença de Parkinson é uma doença como qualquer outra, sem juízo de valor, assim como uma hipertensão arterial, diabetes e todas as demais. Os sintomas da Doença de Parkinson aparecem de maneira lenta. É muito difícil determinar quando exatamente eles começaram, já que variam bastante de um paciente para outro.
A doença afeta um por cento da população mundial aos 65 anos. Segundo o médico neurologista Alexandre Visentin a enfermidade é diferente da doença de Alzheimer. Seguindo essa estatística, Vacaria possui em torno de 600 pessoas com essa doença.
Geralmente os sintomas iniciam-se apenas em um dos lados do corpo e são diversos. Um deles são os tremores de repouso (tremor que ocorre quando não se está fazendo movimento com o membro e que melhora quando o membro é movimentado).
Nenhum exame detecta diretamente a doença de Parkinson. O diagnóstico é dado por meio da história e do exame físico neurológico. Já os exames complementares servem para excluir diagnósticos alternativos e para auxiliar no suporte ao diagnóstico.
O diagnóstico de certeza somente é feito com análise histológica do cérebro, após a morte do paciente.
Alguns medicamentos podem causas síndrome parkisoniana como efeito colateral e, portanto a história clinica é importante para o diagnóstico diferencial
Ainda não há cura para a doença de Parkinson, mas o tratamento contribui para uma evolução mais lenta e melhora da qualidade de vida
O tratamento não farmacológico consiste na realização de fisioterapia, fonoterapia, atividades físicas, psicoterapia e terapia ocupacional.
Já o tratamento medicamentoso é feito através da reposição de dopamina, agonistas dopaminérgico e medicamentos para controle de sintomas.
Ouça a entrevista com o neurologista Alexandre Visentin clicando abaixo