Aulas na rede estadual de ensino já iniciaram
As aulas na Rede Estadual de ensino iniciaram nesta segunda-feira. As 2.342 escolas estaduais realizarão o acolhimento de mais de 700 mil alunos já matriculados. O recesso escolar ocorre entre 22 de julho e 2 de agosto, e o encerramento do ano letivo ocorre em 20 de dezembro. Na região de abrangência da 23ª Coordenadoria Regional de Educação são mais de 7.900 estudantes.
No início de mais um ano letivo a questão da evasão escolar mais uma vez vem a pauta. Esse problema social que, infelizmente, é comum no Brasil, afeta principalmente os alunos do Ensino Médio. As causas variam conforme o nível de ensino. Nos primeiros anos (ensino fundamental), a distância da escola associada à falta de transporte escolar, ou de quem possa levar e buscar a criança, é a principal causa.
Já no ensino médio, a falta de interesse é que passa a ser uma das principais causas, a qual resulta do fato de, além do conteúdo ser exagerado, ser descontextualizado, opinião que é partilhada não só por alunos como pelos professores.
A situação econômica é outro fator que influencia fortemente o abandono escolar. Para ajudar os pais, que às vezes até proíbem os filhos de continuar os estudos, ou mesmo para terem certa autonomia financeira, os estudantes começam a trabalhar sem ter concluído os estudos. A coordenadora da 23ª CRE, professora Cristina Boeira Fabris, comentou o assunto e falou da possibilidade de alunos infrequentes perderem suas vagas.
Outro assunto abordado na entrevista concedida ao programa Comando Geral foi a modalidade escola de tempo integral.
Desde 2023, já são 111 instituições ofertando o modelo de ensino no Estado. São 67 novas escolas que se juntam às 18 escolas técnicas, 8 escolas Tiradentes e 18 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral que já estavam em funcionamento em 2022.
Na modalidade são ofertadas 9h de aulas diárias de aula em uma matriz curricular própria com 1.500 horas de atividades por ano, totalizando 4.500 horas até a conclusão do Ensino Médio. A iniciativa coloca o estudante e seu projeto de vida como centro do modelo pedagógico e traz, além da Formação Geral Básica, componentes curriculares como Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais, Protagonismo Juvenil, Estudos Orientados, Iniciação Científica, Itinerários Formativos, práticas experimentais multidisciplinares e aprofundamento com componentes eletivos escolhidos pelos alunos. Também são oferecidas quatro refeições diárias para a permanência do estudante ao longo do dia na escola.
O modelo de ensino em Tempo Integral do Ensino Médio Gaúcho visa a formação integral dos estudantes, a partir de uma proposta pedagógica multidimensional, conectada à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas socioemocionais. Aqui em Vacaria o sistema vai ser implantado gradativamente na Escola Padre Pacífico. A coordenadora de educação comentou o assunto. Segundo ela, o estado vai investir mais nos anos finais do ensino médio.
Ouça a entrevista clicando abaixo.