Cooperativismo: união e construção conjunta
Uma Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa.
O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária. Por meio da cooperativa de crédito, o cidadão tem a oportunidade de obter atendimento personalizado para suas necessidades. O resultado positivo da cooperativa é conhecido como sobra e é repartido entre os cooperados em proporção com as operações que cada associado realiza com a cooperativa. Assim, os ganhos voltam para a comunidade dos cooperados.
Para falar sobre o tema, o programa Comando Geral recebeu Marcelo Bombarda, gerente da agência Sicredi centro, que falou um pouco mais sobre o que é cooperativsmo. O Sicredi já atua há 121 anos, construindo uma importante trajetória.
Em apenas um mês de atividades da unidade inaugurada recentemente no bairro Petrópolis, 141 pessoas se associaram.
Comemorada anualmente pelo sistema Sicredi, a Semana do Cooperativismo neste ano ocorre de 16 a 20 de outubro, com destaque especial para o dia 17, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, uma data voltada para celebrar a contribuição e as transformações positivas geradas pelo movimento na sociedade.
Para celebrar a semana, o Sicredi promoveu diversas atividades, com participação em escolas, através de palestras abordando educação financeira. A equipe da cooperativa também esteve na Câmara de Vereadores, falando aos funcionários sobre a importância do cooperativismo.
Ouça a entrevista completa clicando abaixo