Saúde: Cerca de duas mil pessoas são atendidas por dia na cidade
Nos últimos dias, especialmente nos finais de tarde, aumentou a procura por atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A época do ano é propícia para o aumento de casos de doenças respiratórias. Segundo o secretário de saúde de Vacaria, Silvandro Porto da Fonseca, o atendimento se concentra mais nas segundas e terças-feiras. Diariamente são efetuados mais de dois mil atendimentos, entre consultas, avaliações de enfermagem e procedimentos, tanto na UPA quanto nas Unidades Básicas de Saúde.
O Secretário relata que a pasta está à procura de soluções para agilizar o atendimento.
Silvandro disse que o município estuda contratar mais médicos para suprir a demanda, porém estes profissionais não serão direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento.
A grande maioria dos casos que procuram a UPA são casos menos graves, sem sintomas de febre, nem sinais vitais alterados. O secretário relata que estes casos poderiam ter um tempo maior de espera para o atendimento.
Quanto à demora para os atendimentos, o secretário justificou que a procura é muito grande, mas que todos os pacientes são atendidos.
O Diretor Executivo da Secretaria de Saúde, Leandro Borges de Lima, disse que a grande procura pelos atendimentos se dá em função da época do ano, quando, pelo frio, as pessoas estão mais propensas a doenças respiratórias.
Ouça a entrevista completa clicando abaixo.