18 de Abril: Dia Nacional do Espiritismo
Em memória ao lançamento de ” O livro dos espíritos”, foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da república a data de 18 de abril como Dia Nacional do Espiritismo. A Lei nº 14.354, publicada em 31 de maio de 2022, no Diário Oficial da União, celebra o Espiritismo no calendário comemorativo oficial do país. Segundo Censo/IBGE 2010, no Brasil há cerca de 3,8 milhões de espíritas declarados, sendo somados aos simpatizantes e frequentadores, esse número pode chegar a 30 milhões de brasileiros.
Falar sobre a história do Espiritismo é rememorar a história da Humanidade, já que sempre houve fenômenos espirituais. Contudo, definiu-se como marco inicial do Espiritismo a data de 18 de abril de 1857, quando da publicação da primeira edição de “O Livro dos Espíritos”.
O Espiritismo é definido como o conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores à Allan Kardec no século XIX, organizados nas obras conhecidas como Codificação: O livro dos espíritos (1857), O livro dos médiuns (1861), O evangelho segundo o Espiritismo (1864), O céu e o inferno (1865) e A gênese (1868). Completam os materiais preparados por Kardec a Revista Espírita (1858-1869), O que é Espiritismo? (1859) e Obras Póstumas (1890) – o último publicado após sua desencarnação.
O Programa Fala Cidade da Rádio Esmeralda recebeu nesta terça-feira (18), para falar sobre o tema, Jaime Perin, presidente da UME (União Municipal Espírita) e José Gilmar Vieira, presidente do Conselho Regional Espírita. Para Jaime Perin, a data de hoje é um momento festivo. “Desde o surgimento da doutrina espírita na França, ainda no século XIX atentou-se para a importância do lado espiritual da vida, no processo evolutivo da humanidade”- disse.
O objetivo da doutrina é instalar o reino de Deus no coração das pessoas através da prática de seu evangelho. Em 166 anos de espiritismo a doutrina ganhou espaço em todas as nações, porém a divulgação do espiritismo é gradativa.
Gilmar Vieira disse que na vida prática, o conceito de espiritismo se aplica no sentido de ter tolerância, resignação e imortalidade da alma. A doutrina mostra que o ser humano está na terra em constante evolução. Todas as coisas tem seu tempo, e as situações são diferentes para cada pessoa, seguindo as leis da reencarnação.
O conhecimento das leis divinas é gradual, através do livre arbítrio das pessoas, que passo a passo vão se apropriando dos conhecimentos e aplicando as bases dos ensinamentos.
A morte, pelo espiritismo, é vista como um ato de passagem. A vida física é apenas um estágio, uma oportunidade para que o ser humano evolua a cada oportunidade que lhe é dada por Deus por estar na terra.
As quatro casas espíritas existentes em Vacaria são escolas, hospitais ou oficinas, conforme a circunstâncias que a pessoa se encontra. Nestes locais se presta apoio espiritual e através de grupos de estudo com o objetivo de auxiliar as pessoas que necessitam de apoio.
Para Gilmar Vieira o espiritismo não vem ocupar o lugar de nenhuma religião, mas sim vem para auxiliar todas as pessoas a evoluir.