Coordenadora reconduzida ao cargo fala sobre estudos de recuperação
O governo do estado reconduziu ao cargo, todos os 30 coordenadores regionais de educação. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado deste domingo dia 30. A Coordenadora da 23ª Coordenadoria, Cristina Boeira Fabris participou do programa Comando Geral e disse que isso dá mais segurança para seguir o trabalho. Cristina adiantou que foram criadas subsecretarias e as CREs terão coordenadores adjuntos. O foco, segundo ela, será na questão das obras e a parte pedagógica na educação.
A Rede Estadual está mobilizada para realização dos Estudos de Recuperação, que ocorrem entre os dias 8 e 17 de fevereiro nas escolas estaduais. Só no Rio Grande do Sul são 153 mil alunos em estudos de recuperação. Até o dia 31 de janeiro, estão sendo realizados encontros entre as Coordenadorias Regionais de Educação e as equipes diretivas das escolas de todo o estado, com o objetivo de discutir orientações e alinhar as propostas para a realização dos Estudos de Recuperação.
Cristina Fabris disse que nos oito municípios da 23ª CRE que tem 29 escolas, são 8100 alunos na sua base. Desse total, 1294 estão em estudo de recuperação, o equivalente a 16 por cento. Só em Vacaria são cerca de 900 alunos nessa situação. Dos 1294 tem um percentual de quatro por cento infrequentes, ou seja, que não comparece a escola. A tentativa vai ser no sentido de fazer que eles retornem para a sala de aula em 2023.
A Secretaria da Educação (Seduc) realiza os Estudos de Recuperação entre 8 e 17 de fevereiro. A iniciativa é uma oportunidade adicional para que o estudante recupere as aprendizagens essenciais que necessita para o próximo ano letivo, possibilitando a sua aprovação, caso alcance os índices necessários. A medida visa mitigar os impactos da pandemia na educação, diante do período sem aulas presenciais nas escolas.
Foto: arquivo