Coordenadora do IBGE diz que cerca de 05 mil domicílios ainda não foram recenseados em Vacaria
A coordenadora do IBGE na região com sede em Lagoa Vermelha e abrangência sobre 16 municípios falou sobre a prévia do censo demográfico 2022 que foi divulgada nesta semana. Cláudia Piola disse que esses números não são oficiais, mas por força de lei o órgão tinha que divulgar antes do término do ano para oTribunal de Contas.
Sobre a população de Vacaria ter chegado a pouco mais de 64 mil habitantes, ela justifica justamente pelo fato de ser apenas uma prévia, e que essa situação é a mesma em todos os municípios brasileiros. Ela afirmou que em mais de 600 domicílios aqui no município não foram encontradas pessoas em casa e em cerca de quatro mil, eram domicílios de uso ocasional, ou seja, a pessoa não reside na casa e vem esporadicamente ao local, ou realmente está vago.
Claudia Piola garante que o serviço será retomado e essas quase cinco mil residências vão ser visitadas ainda durante os meses de janeiro e fevereiro. Um dado importante especificamente sobre Vacaria, segundo Claudia é que diminuiu a média de moradores por domicílio. No censo anterior Vacaria tinha uma média de 3,67 moradores por habitação e neste censo caiu para 03 pessoas, mas mesmo assim é maior que a média dos demais municípios da região que fica em 2,5 moradores por domicílio.
Dos municípios da região, apenas Pinhal da Serra atingiu a estimativa. Lá a contagem diz que são 2.243 habitantes.
Uma das maiores dificuldades do IBGE neste censo foi quanto ao número de recenseadores. Vacaria que precisava ter pelo menos 60 pessoas trabalhando chegou a ter apenas 12, e isso fez com que o órgão solicitasse ajuda de outros municípios.
A coordenadora do IBGE disse que as pessoas que não foram visitadas podem ligar para Lagoa Vermelha e agendar a visita do recenseador. O telefone é o 54.3358.1359.
Foto: arquivo