Respeito aos valores
4Na vida, não é só com a vitória que a gente ganha. Ganhamos até com a simples participação se soubermos aproveitar o aprendizado durante a nossa caminhada. A vida é uma luta constante, e cada dia é uma batalha, seja no nosso interior, na sociedade ou, de forma especial, na própria família.
Quando temos um ideal, ganhar e perder faz parte do jogo, pois, o que vale é o treinamento e a experiência que adquirimos, e é o que nos fortalece no dia a dia, trazendo o alcance da meta pra mais perto de nós.
Mas, para o alcance definitivo da meta e da vitória, existem valores que são invisíveis aos olhos, mas sensíveis e indispensáveis para o coração, pois, são esses valores que trarão consigo a nobreza, a dignidade e o verdadeiro prazer pela conquista.
E na nossa caminhada, a qualidade da vitória só será alcançada se nela estiverem embutidos os valores da honestidade, do respeito, da amizade, da parceria, e do amor. E esses valores a gente não compra, a gente tem que conquistar ao longo da nossa jornada pela vida.
Não nos enganemos! As vitórias conseguidas à custa da mentira, da trapaça e da enganação, não têm qualquer valor, e se diluirá com o tempo e com o calor da verdade, no que comumente se habituou definir como uma “vitória de Pirro”!
A partir desta terça-feira, sedimentemos cada vez mais nossas vitórias diárias nas estruturas inabaláveis da verdade, da honestidade e do amor fraternal. De que adianta uma “vitória”, se sobre ela não pudermos repousar em paz?