A voz da razão
Muitas surpresas que nos chegam, não chegariam até nós se tivéssemos ouvido a voz da razão que está sempre ao nosso alcance, mas que nem sempre lhe damos ouvido ou a importância devida.
Quantas vezes nos complicamos além da medida porque agimos por impulso e, nestes casos, as nossas ações e reações nascem de emoções descontroladas.
É inegável que a análise racional das circunstâncias é fundamental. É com o raciocínio e com a razão que passaremos a agir corretamente colhendo os bons frutos da sadia convivência com o nosso próximo e do progresso material e espiritual.
Com uso da razão passaremos a considerar e respeitar as opiniões e atitudes alheias, ajudaremos o nosso próximo sem nos ferir, socorreremos sem sofrer, e amaremos sem nos perdermos num amor irracional e infrutífero.
A vida é maravilhosa porque é criação de Deus e benesse Sua para todas as criaturas. Contudo, não podemos esquecer da nossa parte, agindo sempre com amor no coração mas também com o equilíbrio da razão em nossa mente.
Com este infalível tempero, tudo fica mais fácil.