• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Vacaria assume comando do CBMRS

 Ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Vacaria assume comando do CBMRS

Foto: ASCOM/Governo do Estado.

O governador Eduardo Leite anunciou, na última  quinta-feira, os novos comandantes-gerais da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Assumem o comando das corporações o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, na BM, e o coronel Ricardo Mattei Santos, no CBMRS. A mudança ocorre em razão de os atuais comandantes, coronel Cláudio dos Santos Feoli e coronel Julimar Fortes, estarem indo para a reserva após atingirem o tempo máximo de 35 anos de serviço ativo.

A transição também envolve os subcomandos. No CBMRS, o coronel Mattei, que exercia a função de subcomandante-geral, passa agora a comandante-geral. Para o posto de subcomandante-geral do CBMRS, assume o coronel Alexandre Sorio Nunes. Na BM, o subcomandante-geral, coronel Douglas Soares, também vai para a reserva por tempo limite de serviço, e será sucedido pelo coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho.

Em entrevista à Rádio Esmeralda, o Coronel Ricardo Mattei disse que seu maior desafio a frente da corporação será o comando de mais de 3.000 militares. Ele enfatizou que o corpo de bombeiros militar passou por uma mudança significativa, desde quando houve a separação da brigada militar, fazendo com que a corporação recebesse mais investimentos em estrutura e pessoal. Ele afirmou que 2026 será um ano importante, já que mais de 900 servidores ingressarão no quadro dos bombeiros militares gaúchos.

Coronel Ricardo Mattei Santos – CBMRS

Ingressou na corporação no Curso de Formação de Oficiais (1998-2000) da BM, antes do CBMRS se tornar uma instituição autônoma, e possui especialização para Bombeiro Oficial. Ao longo da trajetória, realizou cursos de destaque nas áreas de salvamento, busca e resgate, mergulho autônomo, gestão em segurança pública e defesa civil, além de formação como piloto de aeronave de segurança pública (avião e helicóptero).

Entre as funções exercidas, comandou o Pelotão de Operações Especiais do 20º BPM, atuou como piloto no Batalhão de Aviação da BM (2006-2014), foi chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil do Estado, comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, do Batalhão Especial de Busca e Salvamento e do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar – Metropolitano. Em 2025, exercia o cargo de subcomandante-geral do CBMRS antes de ser anunciado como novo comandante-geral da corporação.

Ouça a entrevista clicando abaixo

Digiqole ad

Relacionados

Open chat