Prefeito de Vacaria e patrão do CTG Porteira do Rio Grande avaliam 36º Rodeio Internacional
O prefeito de Vacaria, Andre Rokoski, e o patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Jeferson Camargo, participaram do programa Fala Cidade desta terça-feira. Durante a entrevista, fizeram uma avaliação do 36º Rodeio Crioulo Internacional, encerrado no último domingo. Segundo o patrão, o evento superou os números das edições anteriores, e o resultado foi satisfatório.
Camargo agradeceu o público que participou ativamente da festa, organizada pelo CTG, mas feito por todos os visitantes. “Este rodeio é nosso, ficamos satisfeitos com os visitantes, autoridades e políticos. A palavra é gratidão a todos” – disse. Jeferson destacou que a intenção foi fazer um rodeio tranquilo, após problemas registrados em edições anteriores. As questões mais problemáticas, como o abastecimento da água durante o evento, foram resolvidas. Ele comentou sobre o crescimento do rodeio e afirmou que a cada edição a equipe do CTG estuda melhorias na infraestrutura do parque, agradeceu o apoio do município, através da secretarias e funcionários, além de registrar que a parceria com a Associação Rural possibilitou muitas melhorias no local. O patrão do CTG destacou que para o próximo rodeio já esta prevista a cobertura da concha acústica, através de verba do governo do estado, e também afirmou que existe a intenção de aumentar a estrutura do entorno da concha, para melhorar a circulação de pessoas.
O patrão disse que para realizar obras é necessário um grande desembolso financeiro, e espera que o resultado econômico do rodeio proporcione a construção de mais melhorias no parque Nicanor Kramer da Luz. “O CTG tem o pensamento de melhorar cada vez mais o parque”.
Quanto à questão da cobertura da cancha de laço, o patrão disse que se isso ocorrer, será nas arquibancadas, e não na cancha, para preservar a “magia” do local. Jeferson Camargo permanecerá na patronagem do CTG Porteira do Rio Grande até o dia 23 de julho, quando ocorre a troca da equipe. A respeito de nomes para a sucessão, Jeferson não quis afirmar quem poderá assumir a entidade.
O prefeito Andre Rokoski parabenizou o patrão do CTG por mais um rodeio e afirmou que o município participou ativamente da organização do evento pois sabe a importância que o Rodeio Internacional tem para a cidade. “Conversei com muitas pessoas de fora do estado e todas elas elogiaram a infraestrutura do parque e da hospitalidade ao recebê-los, toda nossa comunidade está de parabéns pela festa, que serviu para buscarmos novos investimentos e novos olhares para Vacaria” – disse.
Andre disse que a visita de políticos e autoridades durante os nove dias de evento foi bastante positiva. “Com as visitas que recebemos, encaminhamos demandas e canalizamos a vinda de recursos para melhorar a saúde de Vacaria”.
Abertura da Safra da Maçã 2026
Ao comentar o evento da abertura da safra, no último sábado, o prefeito disse que foi um momento muito importante, já que desde 2019 a cidade não recebia este evento. “Provocamos os produtores para realizar essa abertura, que é muito importante para nossa cidade, valorizando aqueles que trabalham e produzem nesta cultura, queremos valorizar que investe e se dedica à nosso município”.
Visita à CORSAN/AEGEA
Na segunda-feira, o prefeito visitou a diretoria da empresa para cobrar investimentos na infraestrutura para melhorar o abastecimento de água em Vacaria. Ele disse que a viagem foi produtiva. “O próprio diretor da companhia admitiu que o contrato assinado com o município foi mal elaborado. Estivemos lá para exigir que soluções sejam dadas para a população de Vacaria”.
Rokoski afirmou que a companhia informou que fará investimentos de cerca de R$ 7 milhões. “Recebemos esse retorno da empresa, e vamos seguir cobrando. Colocamos a situação da necessidade da distribuição de reservatórios de água para a comunidade”. O prefeito disse que fará uma força tarefa para que as pessoas tenham acesso à caixa d’água, para solucionar o problema da falta da água. Ele disse que a viagem foi para buscar algo de concreto e reafirmou que mantém a ação civil pública contra a empresa, inclusive recebendo deferimento liminar da justiça, que cobra os deveres da companhia de forma imediata, para que seja feito o trabalho de solucionar os problemas de abastecimento de água para a população.

