Prefeito avalia primeiro ano da administração
Foto: Arquivo/R.E.
O prefeito de Vacaria, André Rokoski, participou do programa Fala Cidade deste último dia do ano de 2025 e fez um balanço do seu primeiro ano de administração. Disse que em linhas gerais o ano foi difícil porque teve que arrumar a casa, e isso requer muito trabalho. André destacou que a sua maior preocupação foi realmente com a área da saúde para colocar em dia as filas de consultas especializadas e exames. O chefe do executivo municipal afirmou que o novo contrato com o hospital Nossa Senhora da Oliveira, ainda não foi assinado, mas que pretende agilizar no início de 2026. Salientou que é necessário colocar mais médicos no atendimento de urgência e emergência no hospital e que também quer colocar pediatra 245 de plantão no hospital. Falou também, que pretende concluir a instalação das farmácias em todas as unidades de saúde e também colocar farmácia 24 horas na UPA.
Sobre as estradas do interior do município, disse que algumas localidades do interior já foram visitadas pelas equipes de Máquinas da Secretaria de Obras por até 4 vezes, e que o homem do campo precisa de boas estradas para escoar a sua produção.
No setor da Habitação, o prefeito Rokoski salientou que serão investidos recursos para construção de 150 casas em uma área localizada próximo ao loteamento Seminário. Também destacou as obras que serão feitas na nova perimetral e na rotatória da Rua Júlio de Castilhos e a BR 116.
Sobre as finanças do município, Andrezinho afirmou que o fechamento das contas nesse ano foi muito difícil, mas espera que no ano que vem a situação seja melhor. Ele não definiu ainda o percentual de aumento a ser dado aos servidores públicos, o que deve acontecer no início de janeiro.
Em relação a câmara de vereadores, disse que sempre manteve um bom contato com todos os vereadores e que espera que eles continuem aprovando os bons projetos para a comunidade de Vacaria, mesmo o vereador Edmar Biazzi ter dito que será um parlamentar independente no legislativo. Biazzi faz parte do mesmo partido do prefeito (PL), mas não o apoia politicamente. Ele sai da presidência e agora passa a votar como os demais vereadores em plenário. Andrezinho enfatizou que nunca pressionou os vereadores nas votações e que cada um vota conforme a sua consciência.
Ouça a entrevista clicando abaixo

