Ano de 2025 na segurança pública apresentou resultados positivos
Foto: Rádio Esmeralda/Divulgação.
O ano de 2025 na segurança pública de Vacaria apresentou resultados positivos. Esta foi a avaliação do comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Laudemir da Rosa Gomes. Segundo o tenente o aspecto a se destacar na região é a integração das forças policiais. “Tivemos a oportunidade, em uma reunião de encerramento de ano, de receber uma homenagem do comando da brigada por termos reduzido os índices de criminalidade além do solicitado pelo governo”. Laudemir celebrou os números e o trabalho do efetivo.
Ele disse que o 10º BPM atua numa grande área rural e por isso é necessário uma melhoria nos equipamentos da guarnição. Rosa afirmou que o resultado de 2025, com a diminuição dos índices de criminalidade, se deu pelo incremento no efetivo , que ao longo do ano recebeu mais 30 policiais, sendo 6 para Vacaria. “Temos certeza que para o próximo ano receberemos mais policiais, o que nos possibilitará ampliar ainda mais os serviços”. O tenente citou que o aporte do efetivo neste ano possibilitou o trabalho da ROCAM. Ele comentou também que a questão do tráfico de drogas na região é o delito a ser combatido. “Fizemos um trabalho muito forte na inteligência e na força tática, visando combater esse mal, pois isso é gerador de vários outros delitos”.
A criação recente do CRPO Nordeste, com a nova estrutura organizacional da Brigada Militar possibilitou que Vacaria recebesse mais recursos estaduais. “O comando regional no município engloba 31 municípios, sendo 20 do batalhão e 11 da Companhia Independente de Nova Prata”. Segundo ele, esta reorganização da Brigada Militar fez com que o trabalho ficasse mais adequado à realidade da região. O comandante destacou ainda a atuação dos policiais nas ruas das cidades da região atendida pelo 10º BPM. “A essência do policiamento comunitário é o policial conhecer as pessoas, transitar pela cidade, e ele deve ser visto como um parceiro da comunidade” – finalizou.
Ouça a entrevista clicando abaixo

