• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Diretor de Fiscalização detalha ações realizadas em 2025

 Diretor de Fiscalização detalha ações realizadas em 2025

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

O diretor geral da fiscalização da prefeitura de Vacaria, Carlos Alberto de Jesus, participou do programa Comando Geral desta segunda-feira. Durante a entrevista ele abordou diversos assuntos referentes ao trabalho realizado durante este ano. Uma das questões levantadas foi a proliferação de ratos nos locais onde há depósitos de lixo reciclável na cidade. Segundo ele, a fiscalização tem feito o seu trabalho junto a esta atividade, que necessita ser cadastrada junto ao DMLU. “Nos preocupa muito, principalmente a questão da sanidade e o aumento da proliferação de doenças. Recentemente visitamos um local que havia material orgânico inclusive” – relatou.
Carlos também falou sobre a situação dos automóveis em situação de abandono pelas ruas. A fiscalização está entrando em contato com os proprietários, orientando-os a retirá-los da via pública. “Quando não há colaboração , emitimos a notificação”. O chefe da fiscalização disse que inclusive há situação de utilização da rua como depósito, principalmente em oficinas. “Não temos um número exato mas há muitos veículos em situação de abandono na cidade”.
Com a chegada do verão e as altas temperaturas, a proliferação de insetos tende a aumentar. A empresa responsável pela limpeza das vias públicas tem feito seu trabalho, porém alguns proprietários de terrenos não tem feito a devida limpeza dos locais. “Em caso de não localização do proprietário, a prefeitura providencia a limpeza e lança a despesa junto com o IPTU do imóvel”. Ele disse que existem cerca de mil terrenos nesta situação de abandono, que necessitam de providências por parte dos seus proprietários.
Quanto aos mutirões realizados em conjunto com as empresas de telefonias, para retirar dos postes os fios que não têm mais utilidade, Carlos disse que este é um problema de longa data. “Estamos mantendo reuniões com as empresas, em parceria também com a Câmara de Vereadores”. Além da poluição visual, há também o risco de acidentes. O chefe da fiscalização disse que na última campanha a adesão foi baixa. “Talvez não tenham comparecido pelo agendamento dos serviços, mas temos a expectativa de que nos próximos mutirões a participação deva ser maior”.
Uma das preocupações crescentes da administração para o próximo ano são as perdas na arrecadação. Carlos disse que a fim de amenizar essas baixas, as operações de fiscalização , chamadas “barreiras” no sentido de detectar possível transito de mercadorias irregulares em Vacaria tem dado um bom resultado. “O retorno tem sido consistente, em operações conjuntas com os demais órgãos de segurança, e a partir de janeiro vamos reforçar ainda mais esse trabalho”.

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat