Presidente da COOPERVAL afirma que produtores vivem o pior momento da agricultura
Foto: Arquivo/R.E.
O presidente da COOPERVAL, Angelo Pegoraro, afirma que o setor agropecuário vive hoje o pior cenário das últimas décadas. Segundo ele, nem a crise das grandes secas de 2003 e 2004 se compara ao atual momento. Angelo revelou que há muito tempo o produtor não enfrentava um problema tão grande na renegociação de dívidas. As recentes mobilizações solicitando a securitização, com o prolongamento de prazo das dívidas, avançou, porém ainda é insuficiente. Além disso, obter crédito nos bancos ficou mais difícil. “Os bancos diminuíram o seu próprio risco” – destacou.
Os elevados custos de produção e a dificuldade em obter crédito pela exigência crescente de garantias trava o acesso dos produtores ao crédito.Além disso, existe o impacto causado pela reforma tributária sobre a renda do produtor a partir do próximo ano. O dirigente afirma que haverá aumento significativo de impostos e o setor ainda não mensurou completamente os efeitos.
Apesar da gravidade do momento atual, Pegoraro espera que a safra traga algum alívio, embora os preços da soja fiquem estáveis, nos patamares de hoje. Ele ainda destacou a perseguição que o atual governo faz com o setor do agro.
Ouça a entrevista clicando abaixo

