• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Wi-Fi público é perigoso? Veja dicas para se proteger na web

 Wi-Fi público é perigoso? Veja dicas para se proteger na web
Digiqole ad

Dia 10 de fevereiro foi a data escolhida para celebrar o Dia Internacional da Internet Segura, que tem o intuito de promover a utilização da internet de maneira segura e responsável e alertar os usuários dos riscos de golpes e conteúdos perigosos. Pensando nisso, a McAfee, integrante da Intel Security, divulgou nesta segunda-feira uma lista com algumas dicas importantes para que qualquer internauta possa navegar tranquilamente pela web.

Confira:

1. Evite redes Wi-Fi públicas
Não utilize computadores públicos e redes sem fio para fazer compras online, acessar dados confidenciais ou fazer transações bancárias. As redes sem fio desprotegidas podem ser hackeadas e os dados podem ser roubados.

2. Mantenha aplicativos e sistemas operacionais atualizados
Para garantir mais segurança no smartphone, especialmente, é importante ter sempre a última versão dos aplicativos e do sistema operacional, já que os fabricantes costumam lançar novas versões para corrigir falhas descobertas nas versões anteriores.

3. Evite expor dados pessoais nas mídias sociais
As mídias sociais são uma excelente forma de manter o contato com parentes e amigos, mas também é uma ótima maneira para que ladrões de identidade possam preparar um perfil baseado nos dados de outras pessoas. Aniversários, nomes de membros da família, cidade de residência e histórico profissional, por exemplo, podem ser usados por cibercriminosos para a criação de perfis falsos. “Verifique as configurações de privacidade nas suas contas de mídia sociais para limitar o acesso ao seu perfil e seja mais consciente sobre as informações compartilhadas”, comentou Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da McAfee.

4. Cuidado com as compras na internet
Desconfie de ofertas boas demais e verifique sempre o endereço físico e número de telefone da loja virtual. Se sentir que o site não é seguro, não compre. Erros ortográficos, solicitação de muitas informações pessoais, logotipos e fotos com baixa resolução podem indicar um site fraudulento. Outra dica é usar cartão de crédito para efetuar o pagamento, pois estes oferecem melhor proteção contra fraude do que débito ou boleto.

5. Muito cuidado ao fazer downloads
“Downloads gratuitos” são os termos de pesquisa mais propensos a conter vírus. Fique atento com qualquer conteúdo que ofereça download de arquivos antes de ser solicitado. Nos dispositivos móveis é importante sempre baixar jogos e aplicativos de sites e lojas oficiais, além de ter uma ferramenta no celular que mostre se aquele jogo ou aplicativo é realmente seguro e não irá permitir acesso a informações confidenciais como lista de contatos e mensagens.

6. Crie senhas fortes
Utilize senhas que contenham pelo menos 14 caracteres e combinem números, letras e símbolos. Não programe o computador para lembrar números de cartões de crédito ou senhas e não use sempre o mesmo login e senha em sites diferentes.

7. Cuidado ao abrir e-mails
Ofertas imperdíveis e produtos que oferecem benefícios fabulosos com pouco ou nenhum esforço são frequentemente usados como iscas para golpes. Suspeite de e-mails mal configurados, mesmo vindos de remetentes conhecidos, e nunca clique em links recebidos por e-mail. É recomendável sempre buscar diretamente o site oficial do conteúdo.

8. Utilize soluções de segurança em todos os seus dispositivos
Tablets e smartphones também precisam de antivírus e soluções de segurança, assim como o PC. “Os usuários de smartphones, principalmente, não se dão conta que estão carregando um computador e que este dispositivo contém muitas informações pessoais que podem estar vulneráveis a ataques e roubos”, explica Hyppolito.

Dia da Internet Segura

Quer saber mais sobre o uso consciente da internet e sobre o Dia Internacional da Internet Segura? Confira a página especial criada pela McAfee com mais dicas para você poder aproveitar da melhor maneira o que a web pode te oferecer. O Terra participa e apoia a campanha #InternetSeguraSempre.

 

Crédito: http://tecnologia.terra.com.br/internet/wi-fi-publico-e-perigoso-veja-dicas-para-se-proteger-na-web,b3e681188be6b410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat