• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Visita à bacia de captação

Digiqole ad

Na manhã de terça-feira (13), os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) visitaram diversos pontos que compõem à bacia de captação hídrica do município de Vacaria. Distribuídos nos veículos do COMDEMA, Departamento Municipal de Meio Ambiente, Patram, Emater, Corsan, Defap e outros, os conselheiros foram até a nascente do Arroio das Chácaras, localizada em frente à Estação da Embrapa.

Em seguida, visitaram as nascentes dos Arroios 8 e 9, na lateral do Morro Agudo, BR 285. Outro ponto de parada foi no Arroio 10, que recebe carga orgânica do bairro Monte Claro e que já conta com projeto de construção de estação de tratamento de esgoto. Outra parada aconteceu no Arroio da Chácara, localizado na BR 116. Este arroio, que é o principal, recebe água de outros treze arroios e corre em direção ao Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, onde incorpora mais dois arroios.
A visita à bacia de captação foi concluída na barragem da Corsan, chamada Lagoa das Pedras, com 34,4 hectares de área alagada. A área total da Bacia de Captação de Vacaria é de aproximadamente 2.200 hectares.

Segundo Felipe Camargo, presidente da entidade, esta atividade do Conselho teve cunho educativo, que objetivou o reconhecimento da área e a identificação das 16 principais nascentes que formam a Bacia de Captação de Água do município, que hoje abrange área urbana e rural.

A Lei Municipal 2.414/2007 dispõe sobre a proteção da Bacia de Captação Hídrica do município.

 

Crédito: Assessoria de Comunicação Social

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat