• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Vendas para o Dia das Crianças devem aumentar 5% no RS

Digiqole ad

O Dia das Crianças deve representar um crescimento nas vendas do varejo gaúcho entre 4,5% e 5,5%, conforme a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). Nesta terça-feira a entidade divulgou sua avaliação sobre o desempenho do comércio com a data levando em conta a comparação com o mesmo período do ano passado.

O comportamento é influenciado pela expansão da massa de salários e das taxas de juros mais baixas em relação a 2011, bem como pelo atual patamar baixo da taxa de desocupação na região Metropolitana de Porto Alegre.

No Dia das Crianças podem ser destacados dois grupos de atividades: vestuário e calçados infantis, e artigos de uso pessoal, que compreende a venda de brinquedos. No caso do primeiro grupo, a Fecomércio-RS acredita em uma alta de 1% a 2%, tendo em vista que a dinâmica tem sido muito fraca nesse ano para o setor.

Conforme o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, dois fatores explicam esse movimento do vestuário: o apelo exercido por outros mercados para a compra de bens facilitada pelo acesso ao crédito, e ainda o inverno mais ameno deste ano. “O setor não se beneficia tanto pelos impactos do Dia das Crianças pelo fato da festividade não movimentar o segmento adulto masculino e, especialmente o feminino, responsável pela maior parcela do mercado”, explica De Marchi.

Já para as vendas de artigos de uso pessoal, deve haver um incremento de 3,5% a 4,5%. O setor engloba a venda de brinquedos, principal artigo comercializado no período.

Em 2012, as vendas deverão contar com o efeito de dois fatores que apontam em sentidos opostos: o câmbio mais desvalorizado contribui para preços maiores nos brinquedos, reduzindo o número de potenciais compradores. Porém o crédito mais farto associado à maior massa de salários contribui positivamente para a venda desses artigos.

 

Crédito: Correio do Povo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat