Vacaria separa menos de 10 por cento do lixo


Uma campanha junto à comunidade de Vacaria para aumentar a seleção do lixo vai ser feita nos próximos dias. Conforme o secretário de planejamento do município, João Acauan (foto), apenas 07 a 10 por cento do lixo produzido é selecionado na cidade.
Desde o dia 1º de fevereiro o lixo orgânico não está mais sendo levado para o aterro sanitário que já esgotou sua capacidade. Devido a questões ambientais, o município está fazendo o transbordo do lixo orgânico coletado até Otacílio Costa, em Santa Catarina, onde é dada a destinação correta. Porém muito lixo que deveria estar no seletivo, continua indo junto com o orgânico, aumentando a tonelagem de lixo diário, gerando mais custos para o município.
Vacaria tem cinco Associações de Recicladores que empregam mais de 50 pessoas que vivem da renda da reciclagem. O secretário Acauan disse que espera que com a campanha para maior separação do lixo, o problema comece a ser resolvido. No entanto se não der resultado, a empresa Brisa que faz a coleta em Vacaria, vai ser orientada a não levar lixo misturado para o local onde acontece o transbordo, forçando as pessoas a entenderem a necessidade da separação correta do lixo.
