• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Vacaria recebe a última edição do workshop gratuito “Ouvidoria”

 Vacaria recebe a última edição do workshop gratuito “Ouvidoria”
Digiqole ad

Depois de passar por Porto Alegre, Canoas, Santa Cruz, Esteio e Passo Fundo, o Centro de Pesquisa Teatral do Ator (CPTA) chega a Vacaria para finalizar a primeira etapa do projeto cênico “Três Direções para Escuta – 10 anos de CPTA”. A cidade recebe o workshop “Ouvidoria”, ministrado pela atriz Fabíola Rahde, nos dias 14 e 15 de março, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, na Cripta Multicultural – Catedral Nossa Senhora da Oliveira (Praça Daltro Filho).

Contemplado no concurso Pró-cultura RS FAC Desenvolvimento da Economia da Cultura, o projeto propõe a realização de três trabalhos cênicos tendo a escuta como tema de criação e pesquisa. As inscrições gratuitas para o workshop – primeira etapa do projeto – podem ser feitas até o dia 12 de março através de um formulário eletrônico no site do projeto: http://www.3direcoesparaescuta.com.br. A atividade é aberta a atores, bailarinos, performers e artistas visuais e o resultado poderá ser conferido em performances coletivas nas ruas da cidade.

Ouvidoria é uma performance/pesquisa desenvolvida há dois anos por Luciana Paz em colaboração com o diretor e professor Matteo Bonfitto, onde a suspensão de alguns ditos sobre o trabalho do performer/ator foi a força motriz do trabalho. Ao criar situações para a escuta do outro, emergem questões relevantes para o performer/ator, como a presença, limites entre teatro e performance, representação/não representação, histórias, elaboração de ações potentes para situação da escuta. Essas e outras questões serão compartilhadas no workshop e na vivência propostas por Bonfitto e Luciana, a fim de potencializar e transformar os futuros processos de criação.

Fabíola Rahde é atriz e educadora. Produziu e atuou em espetáculos e performances e atualmente realiza uma pesquisa centrada no trabalho do ator, compartilhada por meio da oficina “A Pedra Lançada no Rio: possibilidades para o trabalho do ator”. É integrante do Tótum Teatro de Porto Alegre e do Patuanú – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator. Graduada em Teatro Licenciatura, em 2010 concluiu a Pós-Graduação em Saúde Mental Coletiva – Ênfase em Artes pela Escola de Saúde Pública do RS, na qual desenvolveu a pesquisa “Corpo-criança: um diálogo entre teatro e saúde mental na infância”.

Sobre o Centro de Pesquisa Teatral do Ator – CPTA
Criado em 2003 pelo ator e diretor Alexandre Vargas e pela atriz Luciana Paz, o CPTA vem desenvolvendo importantes trabalhos nas artes cênicas, entre eles “Yoshi Oida em Porto Alegre”, em 2004. Com apoio do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e SESC/RS — o projeto contou com a presença do ator e diretor Yoshi Oida, um dos expoentes do trabalho do Centro Internacional de Criações Teatrais, fundado e dirigido por Peter Brook, em Paris. Nos anos seguintes foram implementados novos projetos, tão ricos quanto o primeiro, com a ocupação do grupo das dependências do Hospital Psiquiátrico São Pedro e também das dependências do SESC, parceiro desde 2007. Desde sua fundação, mais de uma centena de atores participaram do CPTA que atualmente mantém atividades de formação, realiza apresentações de performances, conclui o processo da peça (In)acabada e faz temporada do espetáculo na Usina do Gasômetro. O coordenador do CPTA, Alexandre Vargas, foi contemplado com a Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas 2010, e teve o privilégio de estar em residência artística com o Grupo Odin Teatret do diretor Eugenio Barba, na cidade de Holstebro na Dinamarca.

Workshop OUVIDORIA, com Fabíola Rahde (RS) 
Dias 14 e 15 de março, das 9h às 12h, das 13h30 às 18h30
Cripta Multicultural – Catedral Nossa Senhora da Oliveira 
Praça Daltro Filho

Inscrições gratuitas até o dia 12 de março
Número de vagas: 20
Para atores, bailarinos, performers e artistas visuais

Inscrições no site: www.3direcoesparaescuta.com.br
Informações pelo e-mail: contato@cucoproducoes.com.br

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten / BD Divulgação
(51) 3028.4201 / 8111.8703 
www.bddivulgacao.com.br

 

Crédito: BD Divulgação

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat