• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Vacaria na Rio+20

Digiqole ad

Representantes do Fórum Agenda 21 Vacaria participaram, nos dias 19, 20 e 21 de junho, da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, no espaço da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo.
Durante o evento, o grupo de Vacaria acompanhou painéis e participou de rodadas de conversa e trocas de experiências com Agendas 21 dos mais diversos municípios brasileiros, bem como processos internacionais como as Agendas 21 do Canadá, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina, Coréia, França, Itália, Guiana e Indonésia.

Segurança Alimentar, Proteção de Bacias Hidrográficas, Florestas, Matriz Energética e Reciclagem foram os temas mais amplamente abordados. Vacaria apresentou relato da experiência “ Desafios para os Campos de Cima da Serra” na plenária da REBAL- Rede Brasileira das Agendas 21 Locais.
Entre os principais compromissos da etapa pós Rio + 20, está o trabalho que deverá ser articulado em cada município, a fim de transformar a realidade local, com vistas a diminuir a desigualdade social e incentivar a preservação dos recursos naturais em busca de um modo de desenvolvimento mais sustentável. Neste sentido, foram unânimes as afirmações nas plenárias da REBAL, de que a Agenda 21 é um mecanismo, aparentemente complexo, justamente por indicar o caminho da inclusão e do diálogo e que nem todos os atores sociais sabem e ou conseguem incluir e reconhecer o outro, no seu papel, respeitando as diferenças nas suas especificidades e necessidades. Nos mais diversos territórios os avanços se dão em todas as áreas, quando se consegue reunir a diversidade de interesses, respeitando o outro, valorizando cada um com sua percepção e entendimento.

O que as Agendas 21 Locais devem promover é a percepção de que não é mais possível planejar sem associar as questões ambientais aos aspectos sociais e econômicos. Prefeitos presentes ao evento afirmaram que “as administrações que fizeram gestões partilhadas com os Fóruns fizeram boas governanças”. Administração Ambiental é cuidar de forma ampla questões sociais e econômicas, numa visão integrada de planejamento.

 

Crédito: Prefeitura Municipal

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat