• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Vacaria é o primeiro município a receber o Vagão Ambiental da ALL

Digiqole ad

Desde o último dia 17, um vagão de trem diferente dos demais, tem chamado a atenção das pessoas que moram próximas à linha férrea ou que passam pelo local.

Ao invés de transportar carga, o vagão fica parado na estação de Vacaria, na Rua Júlio de Castilhos, onde recebe diariamente cerca de 500 crianças/alunos de 2ª a 5ª séries do Ensino Fundamental de Escolas Municipais e Estaduais.
Os alunos tem uma aula diferente, de maneira atrativa e lúdica e principalmente tomando conhecimento sobre educação ambiental.

O Vagão Ambiental, como é chamado o projeto, é especialmente decorado com temas da natureza e tem espaço multimídia para projeção de vídeos educacionais e palestra, além de contar com estrutura para a realização de jogos educativos e de oficinas de reciclagem e plantio de mudas.

Segundo a coordenadora do Instituto ALL de Educação e Cultura, Érica Lages, a iniciativa procura desenvolver noções de sustentabilidade: “As palestras e atividades lúdico-educativas buscam despertar a consciência ambiental e agregar novos valores às crianças, transformando-as em difusores da preservação do meio-ambiente em suas comunidades”, disse ela.

O Vagão Ambiental será realizado pelo Instituto ALL nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Vacaria é o primeiro município gaúcho a participar da ação, que irá ocorrer ainda nas cidades de Canoas, Porto Alegre, Cacequí, Bagé, Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande. A expectativa é de que, cerca de cinco mil crianças de 2ª a 5ª séries do Ensino Fundamental de Escolas Municipais e Estaduais, sejam beneficiadas com o projeto no Estado.

Quem conduz as crianças pelo Vagão Ambiental é o Dr. Natureza. O personagem e educador inicia a programação com um filme e uma palestra dos hábitos diários de vida das crianças e o impacto de suas ações no meio ambiente. Logo após, é realizado um “Quis”, jogo de perguntas e respostas, associado ao conteúdo apresentado.

Num segundo momento, os alunos realizam a confecção de um terrário a partir de material reciclável. Com a atividade prática é possível observar o ciclo da água e ter noções de reutilização de materiais recicláveis como garrafas pet.

Os estudantes são convidados ainda a explorar a sensibilidade de tato, olfato e visão, através de materiais com cheiros texturas e gravuras de elementos da natureza. “Essa ação objetiva ser um complemento de ensino para as crianças além do que elas aprendem dentro da sala de aula. É uma forma de estimulá-las a ficarem mais atentas às mudanças climáticas, extinções de fauna e flora e degradações ambientais”, explica a coordenadora do Instituto ALL de Educação e Cultura, Érica Lages.

Após o lanche, que é distribuído pela empresa para as crianças, o Dr. Natureza faz uma palestra lúdica sobre os cuidados em se atravessar os cruzamentos da linha férrea, evitando o risco de acidentes entre veículos, trens e pedestres.

Nessa quarta-feira, dia 19, a partir das 13h30min, os alunos que irão visitar e conhecer o Vagão Ambiental são da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Henrique Gelain, do bairro São José.

Na quinta-feira, dia 20, ás 8h30min e 13h30min, será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral e Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias.

Já na sexta-feira, dia 21 (último dia do projeto em Vacaria), também nos horários das 8h30min e 13h30min, será a vez da seqüência dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM – 93,1

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat