• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Um terço da população mundial sofre com problemas dentários

 Um terço da população mundial sofre com problemas dentários
Digiqole ad

Um estudo, divulgado pelo Journal of Dental Research, revelou que um terço da população mundial sofre com problemas dentais causados por cáries não tratadas. Segundo o jornal britânico, o resultado mostrou que a cárie não tratada é um problema que atinge mais de 2,4 bilhões de pessoa no mundo, sendo 621 milhões crianças, que enfrentam o problema ainda em seus dentes de leite. 

 

Os cientistas ainda estimaram que 190 milhões de novos casos deverão surgir a cada ano. A pesquisa realizou 378 estudos com cerca de 5 milhões de pessoas entre os anos de 1990 e 2010. 

Resultado alarmante
Esse resultado se mostrou preocupante, porque apesar da cárie poder apresentar desdobramentos mais sérios para a saúde bucal e geral, ela é fácil de ser evitada. “Uma escovação feita rigorosamente 3 vezes por dia seguida do uso de um raspador lingual, fio dental e enxaguantes bucais podem evitar tudo isso. Eu entendo que o grande problema da população mundial nesse quesito é a falta de higiene bucal ou uma higienização falha ou incorreta”, diz o dentista Reginaldo Azevedo Rigo.

A opinião de Reginaldo é a mesma do líder do estudo, Wagner Marcenes. “É surpreendente notar que a prevenção e os tratamentos de cáries dentárias estejam sendo negligenciados a esse nível”, diz o especialista. 

As cáries dentárias acontecem por causa dos ácidos da boca, que dissolvem as camadas exteriores dos dentes. Os cientistas responsáveis pelo estudo associam as cáries ao alto consumo de açúcar e alertam que as crianças não são as únicas afetadas. Ainda segundo a pesquisa, dentes cariados não tratados podem gerar infecções, abscessos, dor na boca e doenças. Se ignorados, podem impedir o crescimento de uma criança, causar ausência no trabalho e improdutividade nos adultos.

Solução
O especialista acredita que parte dessa responsabilidade possa ser dos próprios profissionais da odontologia que devem estar falhando nas orientações aos pacientes. “É dever do profissional da odontologia prevenir e tratar os problemas bucais, mas também orientar os pacientes em como fazer isso no dia-a-dia, e conscientizá-los da importância destes rituais, afinal, os cuidados que nossos pacientes têm em casa são os que realmente vão fazer a diferença para a saúde bucal”, diz o Reginaldo. 

 

 

Crédito: http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/um-terco-da-populacao-mundial-sofre-com-problemas-dentarios,c3868c7777a0c410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat