• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

TSE autoriza reforço do Exército durante eleições em Santa Catarina

 TSE autoriza reforço do Exército durante eleições em Santa Catarina
Digiqole ad

Tropas federais devem auxiliar na segurança das Eleições 2014 em Santa Catarina. O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) na manhã deste sábado. O Exército deverá auxiliar a garantir a tranquilidade nos locais de votação em pelo menos 26 cidades do Estado.

A atuação do Exército deve ocorrer para evitar que a onda de atentados que atinge o Estado desde o dia 26 de setembro cause complicações nos locais de votação ou no transporte das urnas eletrônicas.

No meio da semana, o presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer, havia anunciado que não solicitaria apoio da Marinha, Exército, Aeronáutica ou Força Nacional para auxiliar nas eleições deste domingo. O pedido neste sábado foi deferido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli.

— A atuação das tropas federais tem previsão apenas para o dia do pleito. É uma medida excepcional, necessária porque foi demonstrada a impossibilidade de o Estado garantir a segurança da votação e apuração dos resultados — afirma o ministro na decisão.

Segundo informa o TRE-SC, os ataques e ameaças colocam em risco a própria realização das eleições, já que alguns juízes eleitorais manifestaram receio de que a polícia local não tenha efetivos suficientes para assegurar a ordem. O tribunal ainda afirma que o governo estadual está a par do pedido e autoriza o uso de soldados nas eleições deste domingo.

Força Nacional pode ser usada nas eleições

Na madrugada deste sábado, pelo menos 33 agentes da Força Nacional chegaram a Santa Catarina para ajudar no combate à onda de atentados. Com a autorização do TSE, os policias enviados pelo governo federal poderiam auxiliar na segurança dos locais de votação. A Força Nacional deve trabalhar, principalmente, em operações noturnas nas principais rodovias do Estado.

A decisão sobre como as tropas do Exército deverão atuar ficará a cargo dos juízes eleitorais de cada uma das cidade que receberão agentes. Diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins explica que o planejamento está sendo feito com apoio das polícias de SC do próprio tribunal eleitoral.

Entre os municípios que contarão com o apoio do Exército estão Blumenau, Florianópolis, Joinville, Itapema, Balneário Camboriú, Criciúma, Chapecó, São José e Tubarão.

 

Crédito: ClicRBS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat