• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Tendência no STF é liberar biografias não autorizadas

 Tendência no STF é liberar biografias não autorizadas
Digiqole ad

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou nesta terça-feira, que a tendência na Corte é liberar a publicação de biografias não autorizadas. Os ministros devem discutir nesta quarta-feira se é necessária autorização prévia do biografado. O tema que será discutido pelo plenário na sessão desta quinta.

Mendes afirmou que há “muita discussão” sobre a publicação de informações, mas que o debate é feito “sempre à posteriori”, sugerindo que eventuais correções de informação devem ser feitas após a publicação. “Como de resto acontece hoje no que diz respeito à liberdade de expressão”, afirmou o ministro. Segundo ele, já existe proteção legal e até previsões de correção de informações posteriores à publicação.

Em 2013, o STF realizou audiência pública sobre a publicação de biografias não autorizadas. Uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Associação Nacional de Editores de Livros (Anel) questiona no STF dispositivo do Código Civil que estabelece que a utilização da imagem de uma pessoa deve ser autorizada, o que permite que a publicação dos livros seja barrada.

 

Foto: Carlos Humberto / SCO / STF / CP

 

Crédito: http://correiodopovo.com.br/ArteAgenda/558574/Tendencia-no-STF-e-liberar-biografias-nao-autorizadas

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat