• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Seminário Regional da Caravana RGE reuniu mais de 650 professores em Vacaria

Digiqole ad

Encontro integra as ações do projeto educativo sobre eficiência energética e meio ambiente. Docentes de 12 municípios participaram das atividades.

O frio registrado em Vacaria na terça-feira, dia 5, não tirou o entusiasmo dos 654 professores que participaram durante todo o dia do 5º Seminário Regional de Educação do projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência, realizado na Casa do Povo.

Educadores dos municípios de Vacaria, Esmeralda, Muitos Capões, Capão Bonito do Sul, Caseiros, São João da Urtiga, São José do Ouro, Maximiliano de Almeida, Ciríaco, Muliterno, São José dos Ausentes e Campestre da Serra tiveram um dia cheio de atividades destinadas à capacitação e a troca de experiências, através de palestra, espetáculo teatral, oficinas multidisciplinares e visita ao Túnel do Conhecimento.

Todas as atividades envolveram a temática eficiência energética, segurança energética e preservação ambiental, abordadas de forma divertida e interativa.

Durante a abertura do Seminário, o gerente de Relacionamento com o Poder Público e Grupo A da Rio Grande Energia (RGE), João Pedro de Quadros, destacou o poder da educação no desenvolvimento da sociedade, e a importância da parceria com os educadores para o sucesso do projeto Caravana RGE.
“Encontramos nos educadores a parceria perfeita para a realização do nosso projeto, pois eles possuem a responsabilidade e o conhecimento necessários para o sucesso do trabalho.”

Quadros também salientou que não existe avanço sem pensarmos nas atividades que envolvem o meio ambiente.

A secretária municipal de Educação de Vacaria, Luzmari das Dores Boeira de Camargo, destacou a alegria em receber o projeto educativo pela segunda vez, e ressaltou a importância da Caravana RGE na formação de cada estudante, através da visão ambiental e sua importância para a natureza.

Uma das atrações do Seminário foi á palestra “Cenários e desafios da sustentabilidade”, ministrada pelo Doutor em ecologia e referência na área de educação ambiental, Genebaldo Freire Dias, que destacou o desejo de mudança para um sistema de educação centrado em valores e não apenas em conteúdos. Dias instigou os educadores a participarem deste processo.
“Não cruzem os braços diante de um cenário ruim, pois nós temos a capacidade de mudá-lo”, completou.

Além da palestra, os professores participaram de oficinas multidisciplinares que visam enriquecer o trabalho desenvolvido nas escolas. Também conheceram a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento – estrutura inflável composta por diferentes experimentos científicos que estimulam o público a fazer suas próprias descobertas sobre a importância da energia – e pelo espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”, que visa á mobilização dos diferentes públicos na dinâmica do Projeto por meio de uma abordagem sensível e divertida.

Durante o encontro, os educadores receberam materiais didáticos para que os temas abordados no Seminário possam ser trabalhados com os alunos em sala de aula. Também foi apresentado aos professores o Concurso Educativo da Caravana RGE, que irá premiar, ao final do Projeto, alunos do ensino fundamental e do ensino médio que produzirem trabalhos referentes à temática eficiência energética. Além dos alunos vencedores em cada categoria, professores e escolas também recebem premiação.

A novidade do Seminário foi o lançamento da mostra fotográfica do projeto, que registra os melhores momentos da primeira edição da Caravana RGE, realizada em 2010.

Uma das participantes do Seminário foi Lourdes Marisa Narcizo Boeira, Vice-Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juventina Morena de Oliveira e Supervisora da Escola Estadual Irmão Getúlio. Lourdes contou que a temática abordada vem ao encontro de alguns projetos que estão sendo desenvolvidos nas duas escolas onde atua.
“O conteúdo trabalhado é valioso, assim como a forma como é abordado, de maneira interativa e totalmente didática”, elogiou a educadora.

No decorrer dos próximos meses, ações destinadas aos alunos dos municípios participantes do encontro serão realizadas em cada um deles. Em Vacaria, a Caravana RGE retorna com a Arena Cênica nos dias 7, 8 e 9 de maio, com apresentações do espetáculo teatral e exposição do Túnel do Conhecimento.

A realização do Seminário Regional de Educação foi uma promoção da Rio Grande Energia (RGE), em parceria com Prefeitura Municipal de Vacaria, através da Secretaria de Educação do município, e 7ª, 15ª e 23ª Coordenadorias Regionais de Educação.

As próximas ações da Caravana RGE na região serão nos seguintes dias e localidades:

Hoje, quarta-feira, dia 6 em Esmeralda
Amanhã, quinta-feira, dia 7 em Muitos Capões
Sexta-feira, dia 8 em Capão Bonito do Sul

Dia 11 em Caseiros, Dia 12 em São João da Urtiga, Dia 13 em São José do Ouro, Dia 14 em Maximiliano de Almeida e Dia 15 em Ciríaco.

 

Crédito: Divulgação / Caravana RGE

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat